A Câmara pretende desenvolver, pelo menos até 2033, um plano que ajude os seis mercados municipais a ficarem mais modernos e “abertos à comunidade”.
A primeira de duas apresentações públicas do Plano Estratégico dos Mercados Municipais de Oeiras (PEMMO) decorreu esta segunda-feira, estando o processo em consulta pública até 01 de setembro.
O objetivo do plano, segundo explicou à agência Lusa a vereadora com o pelouro das feiras e mercados do município de Oeiras, Susana Duarte (PSD), é tornar os espaços mais “modernos, atrativos e abertos à comunidade”.
“O grande compromisso é torná-los envolvidos com a comunidade. Ou seja, não serem apenas espaços fechados em si mesmo e somente comerciais, mas torná-los espaços de cultura, espaço de promoção de educação, sustentabilidade, de novos hábitos alimentares”, explicou.
Numa altura em que o pequeno comércio sofre a “pressão concorrencial das grandes superfícies”, a autarca defendeu que o caminho passa pelos mercados municipais se distinguirem da concorrência, oferecendo “atividades, produtos e experiências diferentes”.
Um dos primeiros passos da estratégia, acrescentou, será a criação de um ‘site’ que ligue digitalmente os mercados de Oeiras, Porto Salvo, Algés, Linda-a-Velha, Carnaxide e Queijas, permitindo centralizar a comunicação.
O plano prevê também a implementação de campanhas publicitárias regulares, um calendário anual de eventos, como ‘workshops’ gastronómicos, distribuição de ‘vouchers’ e a diversificação da oferta de produtos e serviços.
“Criar aqui algumas dinâmicas entre comerciantes e clientes/munícipes, não só para a visita única, mas para a visita permanente. Nós queremos que a pessoa sinta vontade de voltar”, sublinhou. A autarca ressalvou que os oito anos previstos no plano são “apenas uma referência temporal”, sublinhando que o objetivo é que o documento possa ser “desenvolvido e aperfeiçoado” ao longo dos mandatos.