Oeiras presta homenagem a João Mendes Rosa na Livraria-Galeria Municipal Verney

O Município de Oeiras presta homenagem a João Mendes Rosa amanhã, esta terça-feira,  14 de fevereiro, o dia em que completaria mais um aniversário, que terá lugar na pelas 19h00, na Livraria-Galeria Municipal Verney, em Oeiras.

A evocação da memória desta personalidade multifacetada, que se dedicou integralmente à Cultura e às Artes, será realizada através de dois momentos musicais, uma mesa-redonda e a reedição do seu único romance.

João Mendes Rosa foi um cidadão exemplar e um profissional competente que honrou o  concelho entre junho de 2020 e dezembro de 2021, desempenhando o lugar de Chefe da Divisão de Cultura e Artes desta Câmara Municipal.

Nascido na Guarda a 14 de fevereiro de 1968, João Mendes Rosa dignificou Oeiras com as suas funções enquanto inegável homem da Cultura. Do seu relevante trabalho no município destaca-se o entusiasmo e empenho na concretização do Prémio de Poesia de Oeiras.

Sublinha-se igualmente o seu contributo na elaboração da candidatura de Oeiras a Capital Europeia da Cultura 2027 e a sua atividade junto dos artistas e do meio cultural em geral.

Licenciado em História/Arqueologia e em Artes Visuais e mestre em Arqueologia/Epigrafia Latina, João Mendes Rosa publicou mais de três dezenas de livros de poesia, romance, crónica, ensaio, investigação, paleografia e estudos arqueológicos, entre outros.

Foi ensaísta, ficcionista, poeta dramaturgo, editor, historiador, museólogo, arqueólogo, curador de arte e artista plástico. O seu vasto currículo inclui a direção do Museu Arqueológico Municipal do Fundão e do Museu Regional da Guarda.

Foi docente e formador na área da museologia e gestão do património, assim como orientador de estágios em diversos domínios da cultura. Criou o Simpósio Internacional de Arte Contemporânea da Guarda, e desenvolveu vários programas culturais transfronteiriços. No seu trabalho como museólogo recebeu várias distinções e prémios.

Pela sua postura e conduta ao longo do período que aqui desempenhou funções cultivou o respeito e a amizade daqueles com quem se relacionou na Câmara Municipal de Oeiras, e no município.