Vinte e quatro idosos da Freguesia de Carnaxide e Queijas vão poder passear de Trishaw (bicicleta com condutor), numa iniciativa promovida pela união de freguesias com o apoio da Associação Pedalar sem Idade.
Os passeios estão divididos em três datas – 7, 14 e 28 de setembro – e vão realizar-se na zona da Doca de Santo Amaro, em Alcântara (partida junto ao restaurante Rui dos Pregos), entre as 10h00 e as 12h00.
O objetivo é combater o isolamento e a solidão dos seniores e de pessoas com mobilidade
condicionada, proporcionando novas experiências. “Tratam-se de passeios que não seriam possíveis para estes seniores, pela sua condição física, promovendo-se desta forma momentos de descontração, bem-estar, interação e estimulação cognitiva dos participantes”, refere a União de Freguesias em nota enviada ao Notícias de Oeiras.
Os 24 idosos pertencem a três instituições (8 utentes de cada) do território da União de Freguesias de Carnaxide e Queijas: Centro Social e Paroquial de São Miguel de Queijas, Apoio – Associação de Solidariedade Social e Centro Social e Paroquial de São Romão de Carnaxide.
Agenda:
Quatro passeios (duas voltas com duas trishaws – quatro utentes de cada vez), com início às 10h00 e a duração de 45 a 50 minutos de duração.
7 de setembro | quinta-feira
– Centro Social e Paroquial de São Miguel de Queijas
14 de setembro | quinta-feira
– Apoio Associação de Solidariedade Social
28 de setembro | quinta-feira
– Centro Social e Paroquial de São Romão de Carnaxide
Recorde-se, o movimento Pedalar Sem Idade foi fundado na Dinamarca em 2012 – em Portugal a partir de 2018 – e tem como propósito proporcionar passeios gratuitos de Trishaw pelas cidades, no sentido de combater a solidão e isolamento das pessoas idosas e com mobilidade reduzida, que estão nos centros de dia, lares de idosos e em casa.