Câmara de Oeiras aciona plano de contingência para o frio

contingência para o frio

A Câmara Municipal de Oeiras acionou hoje o Plano de Atuação para as Vagas de Frio perante as previsões de descida acentuada das temperaturas que deverá acontecer a partir do final do dia desta terça-feira e que se deverá prolongar até ao final da semana.

Este plano prevê uma atuação junto das pessoas em situação de sem-abrigo que, embora não seja em número significativo no Concelho, requer preocupação e cuidado por parte do Município.

Assim, em articulação com a Proteção Civil Municipal e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Dafundo, será dada resposta de acolhimento para as pessoas que venham a ser identificadas e que queiram pernoitar no Quartel do Dafundo – aqui é assegurada dormida, banho e refeições.

Além disso, juntamente com o IDEQ – Instituto para a Prevenção e Tratamento da Dependência Química e dos Comportamentos Compulsivos, será ativado o protocolo que implicará informar e sensibilizar as pessoas que acompanham para a possibilidade de serem acolhidas no Quartel do Dafundo e disponibilizar roupas, agasalhos e ‘kits’ de higiene.

Também a Polícia Municipal e a PSP irão reforçar as rondas com vista a identificar situações de maior risco (hipotermia) e atuar em conformidade com a gravidade da situação, encaminhando ou para o Quartel do Dafundo ou para os serviços de emergência médica.

Caso haja situações não conhecidas ou não acompanhadas, podem ser referenciadas pelas entidades para a resposta de acolhimento e sujeitas a avaliação pela Divisão de Coesão Social do Município de Oeiras.

Este plano de contingência contra o frio estará ativo enquanto as condições meteorológicas exigirem.