Uma história que dura – 62 anos de Zínia

ZINIA

Fundado em 1962, a Zínia, situada em Algés completou este ano 62 anos de história e para além de ainda se manter de pé foi também um dos pioneiros do tão conhecido nos dias de hoje como “take away”, em Portugal. A história foi mais ou menos assim….

Alberto Guimarães, fundador da Zínia, era um senhor que gostava bastante de viajar e muito porque ia à procura de ideias inovadoras e diferentes, e por isso decidiu apostar no primeiro “take away” em Portugal. Para além do conceito inovador, Alberto apostou em características que o pudessem diferenciar dos demais e colocou a cozinha à vista dos clientes – estava apenas separada, da zona de venda das refeições acabadas de fazer em embalagens, por um grande vidro. O objetivo era o de dar ao cliente a possibilidade de ver tudo o que se passava na cozinha, sem quaisquer medos – foi um sucesso.

Com o passar dos anos a Zínia sofreu, naturalmente, algumas alterações. Primeiramente criaram uma zona de charcutaria, com produtos portugueses, mais alargada e com garrafeira. Mais tarde, fizeram um snack bar onde o cliente podia tomar o pequeno almoço, almoçar ou até lanchar, aumentou-se a cozinha, deixando desta forma de estar à vista de todos. Com o foco na inovação, criaram ainda um self service na cave e fizeram um balcão destinado à parte da cafetaria.

Nos dias que correm é muito importante que a restauração se adapte às tecnologias e às novas formas de serviços de alimentação e, nesse sentido, a Zínia não foi exceção. Logo no início da pandemia aderiu à Uber Eats e prestou serviços de entregas ao domicílio, de forma a chegarem a mais pessoas e acompanharem a sociedade, encontram- se também nas redes sociais.

Na Zínia trabalham cerca de 30 funcionários e está aberto de Segunda a Sexta-feira das 9h às 20h e aos Sábados das 9h às 16h.

A comida que é servida no espaço é essencialmente comida tradicional portuguesa – o arroz doce, os salgados ou até o bacalhau com broa e coentros são boas opções sendo consideradas como as especialidades da casa. No entanto, esta também oferece outro tipo de alimentação, foram, com os anos, apostando numa variedade necessária, como por exemplo a comida vegetariana.

Desde pequenos que sabemos que as coisas mudam, que nem sempre correm bem, mas o segredo é mantermo-nos fiéis àquilo que somos, ouvimos desde muito cedo a tão conhecida frase “sê tu próprio”. E com a Zínia não foi diferente.

O segredo do sucesso foi e é precisamente esse:  inovar, adaptar-se a uma nova realidade, mas sempre sem perder a sua essência – comida caseira, portuguesa e não só, com qualidade e a tão importante simpatia para com os clientes.