Um concerto de Tim, dos Xutos & Pontapés, com Pedro Jóia marca o arranque da oitava edição do festival Soam as Guitarras, esta quinta-feira em Oeiras.
Na oitava edição, Oeiras recebe o festival entre quinta-feira, 4 de abril, e 13 de abril, e posteriormente nos dias 17 e 18 de maio.
No espetáculo que abre este ano o festival, no Auditório Municipal Eunice Muñoz, o vocalista dos Xutos & Pontapés, Tim, convida “uma referência cimeira da guitarra em Portugal com uma longa e notável carreira: Pedro Jóia”.
No seu diversificado e riquíssimo percurso, toca, nomeadamente, com Mariza e também com o grupo Resistência, combinando estas atividades com os seus próprios projetos pessoais. Grava 2020 “Zeca” dedicado a parte da obra de José Afonso, com o qual foi galardoado, pela segunda vez, com o Prémio Carlos Paredes.
Dia 5 de abril, no Festival Soam as Guitarras, pode assistir ao espetáculo “Zeca e os Poetas da Liberdade”, pelo quarteto Naked Lunch, ao qual se juntam a bateria do músico e poeta Jose´ Anjos e a guitarra e voz de Sara Alhinho, e, no dia 6 de abril, de um concerto que junta o “virtuoso guitarrista” José Manuel Neto e “dois músicos sonantes e de talento superlativo”, o contrabaixista Bernardo Moreira e o percussionista Ruca Rebordão.
Nos dias 11, 12 e 13 de abril, o Auditório Municipal Ruy de Carvalho acolhe as atuações dos PAUS, que convidam o guitarrista Filho da Mãe, dos Virgem Suta com o guitarrista João Alves, e de Bruno Pernadas com o saxofonista José Soares, respetivamente.