A Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Sul (LPCC-NRS), em colaboração com o Serviço Nacional de Saúde (SNS), anuncia a continuidade do Rastreio do Cancro de Mama no Município de Oeiras, com a expansão para mais uma freguesia.
O rastreio estará disponível na Unidade Móvel da LPCC de 13 de março a 12 de junho, nas seguintes datas e locais:
- De 13 de março a 3 de maio: Paço de Arcos (junto ao Centro de Saúde);
- De 7 de maio a 12 de junho: Linda-a-Velha (Alameda António Sérgio – junto ao Edifício Carris).
As mulheres elegíveis para o rastreio (entre os 50 e os 69 anos) do município terão acesso a uma equipa técnica especializada em oncologia mamária e a equipamentos digitais de última geração, garantindo assim uma melhor qualidade nos diagnósticos.
O programa de rastreio do cancro da mama no Núcleo Regional do Sul iniciou-se em 1997 e tem vindo a expandir-se gradualmente. Até à data, foram realizadas cerca de 5 milhões de mamografias a nível nacional e aproximadamente 1 milhão na região Sul.
De acordo com um inquérito realizado pela LPCC-NRS em 2023, 98,8% das utentes do Rastreio do Cancro da Mama manifestaram-se satisfeitas ou muito satisfeitas com o serviço prestado. A LPCC-NRS assegura todos os protocolos de segurança e higienização diária para garantir o bom funcionamento das unidades móveis durante o rastreio.