Capitães de Abril partilham experiências em Algés

Capitães de Abril

No dia 6 de abril, sete Capitães de Abril partilharam as suas experiências em Algés, num percurso pelos locais emblemáticos ligados à preparação do 25 de Abril.

Os Capitães, Luís Costa Correia, Manuel Martins Guerreiro, José Santos Coelho, Pedro Lauret, Manuel Monge, Almada Contreiras e José Maria Azevedo, estiveram presentes para partilhar as suas memórias sobre as reuniões preparatórias do golpe, realizadas em locais icónicos da zona.

O percurso teve início em frente à pastelaria Nortenha, seguindo depois pelo café Caravela, no Jardim de Algés, e passando pela Avenida dos Bombeiros Voluntários, Rua Margarida Pala e Largo Comandante Madureira. A marcha desceu pela Avenida dos Combatentes, parando em locais simbólicos da vida política e cultural de Algés nos anos 60/70, como a Livraria Espaço e o Primeiro Acto – Clube de Teatro, hoje teatro municipal Amélia Rey Colaço. Ao longo do percurso, a Filarmónica Fraternidade de Carnaxide acompanhou os participantes e os Capitães de Abril, enquanto eram distribuídos cravos vermelhos em homenagem à ocasião.

A celebração incluiu ainda a distribuição de programas ilustrados, elaborados pela Planeta Tangerina, contendo o mapa do percurso e biografias dos capitães. Cada participante teve a oportunidade de guardar uma lembrança deste momento histórico.

A participação dos vizinhos e a interação com os Capitães de Abril tornaram esta celebração verdadeiramente especial e memorável.