Todos nós já ouvimos falar de um conceito maravilhoso chamado de Açaí. O Açaí é aquele
tipo de comida que arranca as opiniões pouco consensuais entre as pessoas. Há quem adore, há quem não considere que seja uma coisa do outro mundo, mas quem não gosta é
seguramente quem nunca provou Maria Pitanga, o novo espaço de Açai em Oeiras.
E se não acreditam em mim, acreditem na Rita: “Eu não gostava de Açaí – já tinha provado, mas não tinha gostado. Um dia, em Coimbra, as minhas filhas quiseram provar e arregalaram os olhos…achei estranho e tive de voltar a experimentar, adorei! Acho que já não consigo passar um dia sem comer”.
Tudo isto começou quando, num passeio familiar até Coimbra, Rita e André encontraram o
“negócio” que há muito procuravam. “Nós andávamos à procura de um negócio, algo em que pudéssemos investir, no qual nos identificássemos e que fosse também viável de conciliar com as nossas vidas profissionais, mas sempre sem grande sucesso. Um dia num passeio por Coimbra conhecemos a Maria Pitanga, pensámos logo “é isto!””, conta-nos Rita.
Quando se aperceberam de que não havia nenhuma loja de Maria Pitanga em Lisboa,
rapidamente concluíram que era aquele o caminho certo – investir num Açaí que não só
conseguiu converter Rita ao mundo encantado da fruta roxa esmagada como também
transmitia um sentimento familiar e de união. “Nós moramos aqui em Oeiras e pensámos
“como é que eu faço para comer Maria Pitanga outra vez? vamos ter de ir a Coimbra?” – então decidimos abrir aqui em Oeiras, perto de casa, e é a única no distrito de Lisboa.
Percebemos que era disto que andávamos à procura”, afirma André.
A Maria Pitanga é uma marca brasileira de açaís que chegou a Portugal com o objetivo de
marcar pela diferença. A empresa foi fundada em 2012, em Fortaleza, no Brasil e expandiu-se para Portugal em 2022 tendo aberto a sua primeira loja no Algarve. Com lojas também em Viseu e Coimbra, a Maria Pitanga abre agora um novo espaço em Oeiras e a imagem da marca continua sempre a de ser diferente das demais.
“Para além das cores e da estética que o espaço tem, é bastante chamativo, achámos também o conceito do self service genial. As pessoas podem escolher a quantidade que querem e achei curioso porque não conhecíamos nenhuma loja de açaí assim em Lisboa.
Nós jamais investiríamos em mais um açaí, o que nós acabámos por perceber é que há diferenças – não só na forma como é servido, mas essencialmente na qualidade do produto.”, explica-nos Rita.
A ideia de que o açaí pode ser um alimento pouco saudável é por vezes errada, a verdade é
que a Maria Pitanga preocupasse também, nunca descorando da qualidade, em oferecer um produto saudável e benéfico para a saúde dos consumidores. “Nós tivemos sempre muito cuidado com a alimentação e percebemos que o açaí tem muitos benefícios para a saúde, há quem faça refeições disto. Este é sem açucares, é saudável e acabar por refletir também a nossa forma de estar”, conta-nos André.
Localizada nas Galerias Alto da Barra, a Maria Pitanga em Oeiras é o espaço ideal para comer um bom açaí e se por acaso não gosta, confie na Rita e o mais certo é que passe a comer duas ou três tacinhas por dia.
Mafalda Teixeira