X Cruzeiro Religioso e Cultural do Tejo termina em Oeiras

X Cruzeiro Religioso e Cultural do Tejo

A X edição do Cruzeiro Religioso e Cultural do Tejo/IV Ibérico está a unir as populações ribeirinhas de Portugal e Espanha numa peregrinação fluvial que começou no sábado, 18 de maio, e se estenderá até 30 de junho. Ao longo de seis semanas, a imagem da Senhora dos Avieiros e do Tejo vai percorrer mais de 325 km, parando em 69 localidades ribeirinhas em 16 etapas, teve como ponto de partida Rosmaninhal, até ao grande estuário do rio, em Oeiras.

Ao longo do trajeto pelo ‘Tejo ibérico’, um cortejo de embarcações tradicionais decoradas segue rio abaixo, atracando em diversas comunidades ribeirinhas que prepararam festividades de receção aos participantes. Este evento, organizado pela Confraria Ibérica do Tejo, inclui celebrações religiosas, missas e cerimónias em campo ou em igrejas próximas dos locais de desembarque, em homenagem à padroeira.

O Cruzeiro, descrito como uma peregrinação de fé e cultura, reaviva a memória da cultura avieira, transpondo barragens e açudes. A viagem, composta por embarcações típicas do Tejo como o tradicional picoto e a bateira, transporta a imagem de Nossa Senhora dos Avieiros e do Tejo, que é recebida com solenidade e alegria pelas comunidades ribeirinhas.

Durante o evento, as comunidades ao longo do Tejo estão a organizar receções com bandas filarmónicas, piqueniques, celebrações religiosas e outras atividades desportivas e culturais. Esta iniciativa visa valorizar e projetar os saberes, tradições e diferentes culturas das populações que vivem nas margens do rio.

Apesar dos desafios apresentados pelos baixos caudais do rio em edições anteriores, que obrigaram a deslocações terrestres em alguns troços, este ano espera-se que a peregrinação fluvial possa decorrer integralmente no rio.