Primeiro satélite universitário português desenvolvido em Oeiras

satelite

O ISTSat-1, primeiro satélite universitário fabricado em Portugal, totalmente desenvolvido no Polo de Oeiras do Instituto Superior Técnico, vai ser lançado segunda-feira, dia 9 de julho, às 17h00, à boleia do voo inaugural do novo foguetão europeu Ariane 6.

Neste dia será também assinado o protocolo que cria o Oeiras Valley Space Hub, uma iniciativa que resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Oeiras, o Centro de Engenharia e Desenvolvimento (CEiiA) e o Instituto Superior Técnico.

Além destas iniciativas, terá lugar ainda uma mesa redonda na qual será discutido o tema ‘Como preparar a próxima geração para uma nova era no Espaço?’.

O Município de Oeiras tem vindo a apostar numa estratégia para transformar concelho no maior ecossistema de inovação do País, através da criação de condições para atrair as melhores ideias e a melhor tecnologia, com a instalação de entidades e empresas de base tecnológica e de investigação, que estimulem a criação de empregos com alto valor acrescentado no Município.

Neste sentido, o Município de Oeiras tem aliado esforços com o Centro de Engenharia e Desenvolvimento (CEiiA), vocacionado para o desenvolvimento de novos produtos e serviços para uma sociedade mais sustentável, em setores de elevada intensidade tecnológica, como é o caso do Espaço, e com o Instituto Superior Técnico (IST), que desenvolve no seu polo de Oeiras atividades de Investigação e Desenvolvimento e de ensino em diversas áreas de Engenharia que são essenciais como suporte a uma cadeia de valor no desenvolvimento de tecnologias para o Espaço.