A autarquia de Oeiras passou a cobrar um euro de taxa turística de dormida desde esta quinta-feira, até um máximo de sete noites seguidas, esperando arrecadar uma receita de cerca de 200 mil euros anuais.
Em comunicado a edilidade oeirense informou que, à semelhança do que já se faz em outros concelhos vizinhos, Oeiras vai passar a cobrar uma taxa turística, no âmbito do Regulamento de Permissões Administrativas, Taxas e Outras Receitas (RPATOR) do município, aprovado em assembleia municipal e publicado em Diário da Republica.
A taxa vai ser cobrada por pessoa, por noite e até sete noites seguidas, por estadia, e aplica-se a pessoas com idade igual ou superior a 13 anos.
Segundo a autarquia, em Oeiras, no distrito de Lisboa, existem 11 empreendimentos turísticos e 560 alojamentos locais e a taxa será aplicada sobre as dormidas remuneradas em empreendimentos hoteleiros e estabelecimentos de alojamento local do concelho. Com esta medida, a câmara prevê arrecadar cerca de 200 mil euros por ano.