Cinco presos fogem de Alcoentre

DR

Alerta Nacional com a fuga de cinco reclusos do Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus, em Alcoentre, que fica a 70 km de Lisboa. Dois dos evadidos cumpriam a pena máxima, 25 anos de cadeia.

Numa nota enviada à imprensa, a Direção-geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) avança a seguinte nota: «Da avaliação preliminar, através de consulta ao CCTV, é possível informar que a evasão se deu com ajuda externa através do lançamento de uma escada que permitiu aos reclusos escalarem o muro e acederem ao exterior.»

De acordo com a mesma fonte foram feitas «imediatamente as comunicações devidas aos órgãos de polícia criminal com vista à recaptura dos evadidos. Foi ainda aberto um processo de inquérito interno, a cargo do Serviço de Auditoria e Inspeção, coordenado pelo Ministério Público».

Os reclusos evadidos são os seguintes:

DR

Fernando Ribeiro Ferreira – 61 anos, condenado a 25 anos pelos crimes de tráfico de estupefacientes, associação criminosa, furto, roubo e rapto.

Rodolf José Lohrmann – 59 anos, condenado a 18 anos e 10 meses pelos crimes de associação criminosa, furto, roubo, falsas declarações e branqueamento de capitais.

Mark Cameron Roscaleer – 39 anos, condenado a 9 anos, pelos crimes de sequestro e roubo.

Shergili Farjiani – 40 anos, condenado a 7 anos, pelos crimes de furto, violência depois da subtração e falsificação de documentos.

Fábio Fernandes Santos Loureiro – 33 anos, condenado a 25 anos, pelos crimes de tráfico de menor quantidade, associação criminosa, extorsão, branqueamento de capitais, injuria, furto qualificado, resistência e coação sobre funcionário e condução sem habilitação legal.