Bombeiros Sapadores em protesto à porta da Assembleia da República

Fortes protestos à porta da Casa da Democracia Imagem: Bombeiros Sapadores - Facebook

Era o esperado. Os Bombeiros Sapadores estão na escadaria da Assembleia da República para reivindicar acertos salariais para compensar o aumento da inflação e a regulamentação da carreira.

«Queremos que o Governo, de uma vez por todas, regulamente a carreira dos bombeiros sapadores, […] que seja igual em qualquer parte do país», afirmou o presidente do Sindicato Nacional dos Bombeiros Sapadores (SNBS), Ricardo Cunha, em declarações à Imprensa. O protesto reuniu largas centenas de manifestantes e ficou marcado pelo rebentamento de vários petardos, ao som de heavy metal e rock’n’roll.

O responsável adiantou que «os bombeiros estão a extravasar a revolta que têm», que é o resultado de «mais de 20 anos sem respostas do Governo». Ricardo Cunha recordou que, na semana passada, vários sindicatos estiveram reunidos com o Executivo, que «não lhes apresentou fosse o que fosse». O presidente do SNBS alertou: «O Governo tem de apresentar urgentemente alguma coisa, caso contrário isto ficará cada vez pior e será insustentável reter os bombeiros, que já protestam de forma espontânea.»

Registe-se que os Bombeiros Sapadores exigem um aumento salarial para compensar a subida da inflação, idêntico ao que foi dado em 2023 pelo anterior Governo aos polícias, de cerca de 100 euros.