Carreira regulamentada, benefícios e formação são as novidades para 2025 avançadas por Paulo Simões Ribeiro, secretário de Estado da Proteção Civil, relativamente ao universo dos bombeiros voluntários e dos profissionais que trabalham nas associações humanitárias.
«O grupo de trabalho terá 60 dias para apresentar resultados. Será produzida a legislação necessária para que possamos efetivamente melhorar as condições dos bombeiros voluntários e dos bombeiros profissionais que estão nas associações humanitárias», afirmou Paulo Simões Ribeiro, que coordena o grupo de trabalho, avançou que estas condições estão por regulamentar há 17 anos e que o Governo espera que venham a ser regulamentadas no próximo ano.
Paulo Simões Ribeiro indicou que o grupo de trabalho tem representantes dos ministérios das Finanças e do Trabalho e da Segurança Social, bem como das associações que integram o Conselho Nacional de Bombeiros, designadamente a Liga dos Bombeiros Portugueses, a Escola Nacional de Bombeiros, a Associação Nacional de Bombeiros Profissionais, a Associação Portuguesa dos Bombeiros Voluntários, além da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.
«O que se pretende é produzir o trabalho necessário para fazer três coisas: uma delas é cuidar da carreira de bombeiro profissional das associações humanitárias dos bombeiros voluntários, outra é criar um conjunto de benefícios e regalias para os bombeiros voluntários e, por último, avaliar e analisar sobre o que há a fazer em termos de formação para os bombeiros», concluiu Paulo Simões Ribeiro.