Realiza-se nos próximos dias 16 e 17 a primeira edição do One-to-One Festival em Portugal. Organizado pela Companhia Gato Escaldado, este evento internacional que vai decorrer na Fábrica da Pólvora, em Barcarena, destina-se a toda a família e integra nove propostas artísticas one-to-one de teatro, dança, magia, pintura e performance.
O One-to-One Festival oferece performances desenhadas para serem experienciadas individualmente. O Festival, com entrada gratuita e adequado a toda a família, proporciona uma experiência intimista e imersiva, convidando o público a explorar as propostas artísticas de criadores de Portugal, Alemanha, Brasil, Coreia do Sul, Finlândia, Peru, Suíça e Ucrânia. Em (Dis)connect, Dmytro Grynov (Ucrânia) propõe um solo de dança que reflete sobre as mudanças climáticas e o seu impacto na humanidade.
Do Brasil chegam duas propostas da área da performance: Lena Giuliano, com Escrevendo na cova de alguém, onde o espectador se deita num caixão, enquanto a artista lhe escreve um obituário; e Es|Surface, de Mariana Barros, que convida o público a ver-se através dos olhos do outro, num jogo de reflexos e perspetivas mediado por um vidro.
Na área do teatro, duas propostas artísticas: Keumbyul Lim (Coreia do Sul) e Tevya Bombieri-Morales (Alemanha) apresentam The Blind Sight, uma peça intimista de teatro de objetos, onde o público, vendado, navega por diferentes narrativas utilizando o tato, a audição e o olfato. Em Track-track: let’s follow the cat!, Nomi Sasaki (Peru/Suiça) propõe um micro-teatro de fantoches para crianças, onde os seus dados biométricos interagem diretamente com a cenografia, numa reflexão sbre o tema da privacidade.
Em Cabine, Carla Gomes, artista portuguesa, propõe um encontro confinado a quatro paredes, onde o espectador é confrontado com diversas questões provocadoras. Também de Portugal, José Miguel Pereira apresenta Magie Nouvelle, uma fusão de magia, narrativa e teatro imersivo, que convida o público a questionar a realidade e a ilusão.
Da Finlândia, Wearable Brushes, de Mammu Rauhala – uma performance multissensorial de pintura interativa, que envolve o público na criação artística através de ferramentas vestíveis. Do mesmo país, Satu Hakamaki apresenta Chosen Parts 1, uma celebração da luz, do corpo e da escuridão, onde o público é convidado a explorar o poder do olhar e do ser olhado através da dança.
O One-to-One Festival é parte do projeto One-to-One Art, apoiado pelo programa Europa Criativa da União Europeia e promovido pela companhia de teatro Gato Escaldado (Portugal), pela kulttuuriosuuskunta ILME (Finlândia) e pelo Kuća Klajn / House of Klajn (Croácia). O One-to-One Art visa promover a arte one-to-one, apoiar artistas e desenvolver novos públicos.
Além do festival, o projeto inclui residências artísticas, performances em contextos sociais e de saúde, bem como uma série de podcasts, um guia e um livro sobre a arte one-to-one, que terão lugar nos três países, entre 2024 e 2025.