A secretária de Estado da Mobilidade, Cristina Pinto Dias, avançou a informação que o Sistema Automático de Transporte Urbano de Oeiras (SATUO) e a Linha Intermodal Sustentável (LIOS) são «bons exemplos» de políticas públicas centrais e locais para a mobilidade das áreas metropolitanas.
A secretária de Estado falava no encerramento da 7.ª edição do Portugal Mobi Summit, que decorreu esta terça-feira em Oeiras e onde foram abordados temas de mobilidade urbana e apresentada a estratégia «Oeiras Move», da responsabilidade da empresa municipal de soluções integradas de mobilidade, logística e estacionamento da Parques Tejo.
A responsável salientou vários projetos que estão a ser levados a cabo pelo governo desde a tomada de posse, há sete meses, no caminho da descarbonização e da mobilidade urbana, frisando o «bom exemplo» dos dois projetos de mobilidade SATUO e LIOS, em termos de «políticas públicas tanto a nível central, como local».
A secretária de Estado lembrou que para o LIOS «já há financiamento europeu garantido», enquanto para o SATUO «está a ser trabalhado o financiamento comunitário».
A LIOS é um projeto de metro ligeiro de superfície que vai ligar zonas entre Alcântara e Cruz Quebrada, de um lado, e entre Santa Apolónia e Sacavém, do outro, ligando aqueles concelhos.
Já o SATUO, metro de superfície de Oeiras, esteve em funcionamento entre 2004 e 2015 e percorria pouco mais de um quilómetro ligando a estação ferroviária de Paço de Arcos, chamada de Navegantes, e a estação Fórum, no Centro Comercial Oeiras Parque. O seu prolongamento esteve previsto para norte até à estação ferroviária de Agualva-Cacém.