Elétrico n.º 15 prepara-se para voltar a ligar Algés ao Jamor

Elétrico n.º 15 pode estar de volta ao Jamor em breve NN Forbes/DR

O elétrico n.º 15 que durante anos fazia a ligação entre Algés e o Jamor é um dos fortes objetivos estratégicos da Área de Reabilitação Urbana (ARU) do Dafundo. Será um regresso ao passado, principalmente na altura das finais da Taça de Portugal em que milhares de pessoas aproveitavam o «amarelo» para irem e voltar do Jamor…

A Divisão de Ordenamento do Território da Câmara de Oeiras já fez transparecer esta forte possibilidade através de uma nota : «A perspetiva de reativação do troço da carreira do elétrico n.º 15, entre Algés e o complexo desportivo do Jamor permitirá melhorar significativamente a rede de transportes públicos. Existe uma lacuna na ligação entre a parte baixa e parte alta do Dafundo, bem como entre este território à zona de Linda-a-Velha.»

«A reativação do elétrico até ao Estádio Nacional vai envolver uma intervenção de requalificação profunda do espaço público, designadamente no que toca ao reordenamento viário e pedonal», acrescenta-se nos objetivos do Programa Estratégico de Reabilitação Urbana (PERU), orientado para responder aos desafios da ARU. Os objetivos estratégicos do programa, para uma área de 26,39 hectares, visam qualificar espaços públicos, promover a reabilitação do parque edificado e fomentar uma utilização sustentável.

Estima-se, segundo o relatório do PERU, um valor de investimento público total de cerca de 5,6 milhões de euros (mais IVA), embora algumas ações ainda não tenham orçamento e os montantes tenham de ser aferidos com os projetos.

O prazo de execução da operação de reabilitação urbana sistemática do Dafundo é de 15 anos, estando previstos benefícios fiscais para proprietários e investidores em imóveis a reabilitar, designadamente para habitação.

Mas as novidades prometem não ficar por aqui com o nascimento de um elevador na meia encosta de Santa Catarina além de outras situações que estão para avançar na zona do Dafundo.