Festival Internacional de Jazz prepara-se assentar arraiais no Auditório Ruy de Carvalho, em Carnaxide, com um cartaz que reúne nomes consagrados e promessas do panorama jazzístico nacional e internacional.
O evento realiza-se nos dias 7, 8, 14 e 15 de fevereiro e a programação destaca-se pela fusão de diferentes gerações de músicos e pela aposta em formações lideradas por artistas portugueses. Segundo a organização, o festival é uma celebração da história e da renovação do jazz em Portugal.
O arranque do festival, no primeiro fim-de-semana, será protagonizado por «formações que marcaram a história do jazz português». A 7 de fevereiro, sobem ao palco Maria João e Mário Laginha, dupla que celebra quase 30 anos de carreira.
No dia seguinte, 8 de fevereiro, será a vez do contrabaixista Carlos Bica atuar ao lado do guitarrista Frank Möbus e do baterista Jim Black, com o trio Carlos Bica & Azul.
No segundo fim-de-semana, a programação reflete a vitalidade da nova geração do jazz nacional. A 14 de fevereiro, Dia dos Namorados, a compositora Estela Alexandre apresentará a estreia absoluta da Estela Alexandre Orquestra, uma formação composta por músicos de várias gerações e regiões do país, com um repertório integralmente de sua autoria.
A encerrar o festival, a 15 de fevereiro, atua o trio do baterista Mário Costa, acompanhado pelo pianista e eletronicista Benoît Delbecq e pelo contrabaixista Bruno Chevillon.
Os bilhetes para os concertos já estão disponíveis, com preços entre os 10 e os 12,5 euros. O Festival é uma organização da Câmara, em coprodução com a Clave na Mão.