O Sport Algés e Dafundo comemora, este ano, o 110.º aniversário. A construção do histórico estádio náutico constitui um momento determinante para o desenvolvimento do clube e representa ainda um ponto de viragem da natação em Portugal.
Vivendo o SAD uma fase difícil em termos financeiros no final dos anos 20, tal não impediu que os seus dirigentes tivessem a visão de que essa mudança era possível e encontrassem os meios e os caminhos que permitissem a sua concretização.
Neste brevíssimo resumo que poderá ser completado com os documentos a divulgar, um grupo de associados do SAD nomeado pela AG do clube (a famosa Comissão de Obras, com nomes importantes da industria e do comércio de então que eram sócios do SAD), inicia e persiste os esforços para a construção de uma nova sede e de uma piscina, o que, no final da década de 30, constituía ainda um verdadeiro sonho para quem estava envolvido na natação em Portugal.
A obra iria custar algumas centenas de milhares de contos. Além do papel de fiadores desempenhado pelos membros da Comissão de Obras, foram realizadas inúmeras festas para a obtenção de fundos, tendo ainda sido criada uma quota suplementar de 150$00, obrigatória para os sócios efetivos, paga em prestações.
Um banho já no tanque da piscina, feito para os associados um mês antes da inauguração oficial, foi mais tarde referido como «uma verdadeira Assembleia Geral do SAD, alegre, entusiástica, em que velhos e novos nadaram ao longo do dia».
Envie as suas memórias do Seu Clube: Fotografias, vídeos, documentos, identifique o ano e a que se referem e ajude-nos a dar a conhecer a História do Nosso Clube. E-mail: historiasad@algesedafundo.pt