CP vai reajustar circulação na Linha de Cascais a partir do dia 23

DR

A CP vai reajustar, a partir do próximo dia 23, a oferta do serviço ferroviário urbano na Linha de Cascais, com o objetivo de responder a «constrangimentos existentes», passando a cadência nas horas de ponta para 15 minutos.

«A partir de 23 de março, para regularizar a oferta, a cadência de comboios nas horas de ponta passará a ser de 15 minutos, sendo realizados oito comboios por hora, quatro por sentido», informou, em comunicado a CP – Comboios de Portugal.

De acordo com a transportadora, «o horário foi elaborado com um maior espaçamento entre os comboios de Cascais e de Oeiras, permitindo assim um aproveitamento melhor dos lugares oferecidos, bem como atenuando os constrangimentos existentes de sucessão de comboios entre Santo Amaro e Oeiras».

A empresa justificou que, após a reposição do horário na ligação ferroviária entre Lisboa e Cascais, em dezembro passado, «constatam-se dificuldades no cumprimento da expectativa de qualidade do serviço criada junto do cliente» e, nesse sentido, «a CP, em articulação com a IP [Infraestruturas de Portugal], reformulou os parâmetros da oferta comercial de modo a atender aos constrangimentos existentes».

A alteração tem «caráter temporário» e «deverá vigorar até ao final do primeiro semestre do ano», com o objetivo de «mitigar o impacto causado pelas obras de modernização da linha», a cargo da IP, e «pelas obras da Linha Circular, no Cais do Sodré, da responsabilidade do Metropolitano de Lisboa», refere-se na nota.

A solução, considerou a CP, vai «melhorar a pontualidade dos comboios e a confiança do cliente no serviço prestado, já que serão minimizados os atrasos e melhorados os índices de fiabilidade», além de «proceder à estabilização das linhas de embarque e desembarque no Cais do Sodré e melhorar a informação ao cliente».
Para a empresa ferroviária, o novo modelo de oferta «possibilita uma melhor gestão operacional dos meios» e «será capaz de acomodar a procura em todas as faixas horárias».