Oeiras recebeu a quinta edição do Festival Capoeira Alto Astral, que decorreu no Pavilhão Gimnodesportivo de Oeiras (CCD477 OEIRAS). O evento proporcionou três dias intensos de atividades dedicadas à capoeira, com workshops conduzidos por mestres vindos de várias partes de Portugal e da Europa.

Além da componente formativa e desportiva, o festival incluiu uma visita guiada ao Palácio dos Marqueses de Pombal, proporcionada pelo Departamento de Artes, Cultura, Turismo e Património Histórico da Câmara, dando aos participantes a oportunidade de conhecer melhor o património local e a história deste espaço emblemático do nosso concelho.
O evento culminou com um espetáculo cultural no Auditório Municipal Ruy de Carvalho, reunindo momentos de música, dança e capoeira. A organização do festival esteve a cargo da Professora Zabumba (Catarina Andrade) que há 11 anos desenvolve este trabalho em Oeiras, em parceria com a Associação de Pais da Escola Gomes Freire de Andrade e a Associação Portuguesa para a Promoção do Exercício e Saúde.

O evento contou ainda com a supervisão do Mestre Marco António, fundador do Grupo Capoeira Alto Astral, que há mais de 30 anos promove a capoeira e a toda a cultura que lhe está associada em Portugal.
Com esta iniciativa, Oeiras volta a afirmar-se como um ponto de encontro para os amantes da arte da capoeira, celebrando não só esta arte enquanto luta, mas também a cultura e a história que a acompanham.