Realizam-se esta segunda e terça-feira as celebrações da peregrinação de 12 e 13 de maio, 108 anos após os acontecimentos na Cova da Iria e nas quais estão milhares de fiéis. A cerimónia começou às 21h30, com a recitação do terço, na Capelinha das Aparições, seguindo-se a impressionante procissão das velas e a Celebração da Palavra, no recinto do santuário.
A peregrinação internacional de maio ao Santuário de Fátima, a primeira após a morte do Papa Francisco e a eleição de Leão XIV, acontecimentos marcam as celebrações presididas pelo cardeal brasileiro Jaime Spengler.
Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre, presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e presidente do Conselho Episcopal Latino-Americano, foi criado cardeal por Francisco, em dezembro de 2024, tendo participado no conclave que elegeu na quinta-feira o cardeal norte-americano Robert Francis Prevost como líder da Igreja Católica.
Já esta terça-feira, após a recitação do terço, às 9h00, na Capelinha das Aparições, começa, uma hora depois, a missa, com a bênção dos doentes e a procissão do adeus, no recinto.
“O Despertar” descobriu Nuno Mendes
O dia 13 de Maio está intimamente ligado ao clube de Casal de Cambra, precisamente, o Futebol Clube “O Despertar”, clube do concelho de Sintra que descobriu Nuno Mendes, antigo jogador do Sporting.
Tinha 9 anos quando chegou ao Despertar mas em dezembro desse ano de 2011 já estava a caminho do Sporting, depois de intensas observações dos leões e numa altura em que também já era seguido por Benfica e FC Porto.
O Despertar chegou, entretanto, a acordo com o Sporting para o pagamento de vários objetivos celebrados no contrato assinado há cerca de 13 anos. O valor, inferior aos 25 mil inicialmente previstos, foi pago em parcelas. Hoje, o menino que foi descoberto no clube de Casal de Cambra é uma das maiores certezas do futebol nacional e internacional. O PSG que o diga…