As perspetivas apontam nesta direção: a prestação da casa deverá voltar a baixar este mês de julho, antes de o Banco Central Europeu (BCE) fazer uma pausa na descida das taxas de juro.
Já para para as mesmas condições de contrato num crédito indexado à Euribor 12 meses a descida será de quase 165 euros.
Estas previsões acontecem numa altura em que o Banco Central Europeu (BCE) se prepara para fazer uma pausa nos cortes das taxas de juro. Quer isto dizer que as prestações do crédito à habitação vão continuar a descer, mas não por muito mais tempo.
Na última reunião de política monetária realizada no início de junho em Frankfurt, o BCE desceu as taxas de juro em 0,25 pontos base, tendo a principal taxa diretora caído para 2%.
Esta descida foi a oitava desde que o BCE iniciou este ciclo de cortes em junho de 2024 e, segundo os analistas, deverá ser a última deste ano.
A próxima reunião de política monetária do BCE realiza-se em Frankfurt a 23 e 24 de julho. As Euribor são fixadas pela média das taxas às quais um conjunto de 19 bancos da zona euro está disposto a emprestar dinheiro entre si no mercado interbancário.