A Marginal volta a animar-se já no próximo dia 21, entre as 10h00 e as 13h00, com a 24.ª edição do ‘Mexa-se da Marginal’, o que obrigará ao encerramento do trânsito da via entre os semáforos da Parede e de Alcântara. Oportunidade, assim para a população correr, caminhar, andar de patins, de skate, levar o carrinho de bebé ou passear livremente o animal de estimação numa das mais belas estradas europeias.
Organizada pelos municípios de Oeiras, Lisboa e Cascais, a iniciativa de carácter lúdico tem como principal objetivo incentivar os cidadãos a praticar exercício físico e a adotar um estilo de vida saudável. O programa diversificado do ‘Mexa-se da Marginal’ inclui a experimentação de modalidades desportivas, workshops, demonstrações e ativações de marcas, bem como a realização de rastreios ao longo de toda a frente ribeirinha, que vai estar livre de automóveis.
Para o autarca Isaltino Morais o ‘Mexa-se na Marginal’ representa o que há de melhor na vida em Oeiras: “Enquadrada por um cenário idílico, esta iniciativa junta amigos e família alargada numa atividade pedagógica e de bem-estar para o corpo e para mente. Oeiras associa-se assim mais uma vez aos Municípios vizinhos para promover o ’Mexa-se na Marginal’, proporcionando à sua população um dia único de convívio, aprendizagens e muita alegria”.
Já o vice-presidente da câmara de Cascais, Nuno Piteira Lopes, afirma que o ‘Mexa-se na Marginal’ “é já uma iniciativa com história, que promove a saúde, o bem-estar e a mobilidade ativa. É um momento único que junta famílias, amigos e vizinhos num momento que valoriza o espaço público e incentiva, num ambiente de convívio e partilha, a prática desportiva. Cascais orgulha-se de fazer parte de mais uma edição que simboliza o compromisso conjunto de Cascais, Oeiras e Lisboa com a qualidade de vida e demonstra como a colaboração entre autarquias pode fazer a diferença.”
Finalmente, o presidente da câmara de Lisboa, Carlos Moedas, apela à população para não deixar de participar neste evento destinado a todas as idades. De acordo com o autarca, trata-se de uma excelente oportunidade para juntar todos, os mais e menos “atletas” de todas as famílias num dia de convívio. “Lisboa volta a associar-se aos municípios de Oeiras e de Cascais para celebrar e realçar a importância da atividade física na vida de todos nós. Com esta iniciativa do ‘Mexa-se na Marginal’, na qual vai ser possível usufruir de um percurso único para pedalar, correr ou mesmo a andar, bem como participar em várias atividades ao longo do percurso, queremos incentivar a prática da atividade física e a adoção de estilos de vida saudáveis. Convido, por isso, todos os lisboetas a juntarem-se a esta grande celebração e a passarem um dia único a usufruir da nossa frente ribeirinha!.”