O Parque dos Poetas, em Oeiras, será o palco de mais uma edição da exposição World Press Photo.
A partir do dia 11 de novembro, todos os visitantes do icónico parque poderão ver as melhores imagens recolhidas em 2024 por vários fotojornalistas espalhados pelo Mundo.
Esta 68ª edição da mostra é composta por 42 fotografias, escolhidas criteriosamente de entre mais de 59000 imagens retiradas em 141 países; as fotos mostradas são todas aquelas que mostram a atualidade e os temas mais impactantes, como a guerra ou as alterações climáticas.
Segundo os organizadores, a “World Press Photo 2025 destaca temas centrais de atualidade, as consequências dos conflitos armados, as migrações e as crises ambientais, sem esquecer as histórias de dignidade, identidade e resistência que marcam o quotidiano em diferentes partes do Mundo”.
A “Fotografia do Ano”, também presente na mostra, é da autoria da fotojornalista palestiniana Samar Abu Elouf, que fotografou Mahmoud Aljour, uma criança palestiniana gravemente ferida depois de um ataque do exército israelita â cidade de Gaza.
A exposição estará patente até ao dia 12 de Dezembro e poderá ser visitada gratuitamente todos os dias, das 10h00 às 20h00, na Alameda do Parque dos Poetas, junto ao Anfiteatro Almeida Garret.
Ainda relacionado com a fotografia, mas à margem da exposição, o Parque dos Poetas também será palco de workshops, conversas e passeios gratuitos. No dia 16 de Novembro, no Auditório do Templo da Poesia, entre as 15h00 e as 17h00, haverá uma conversa publica com um fotojornalista do Jornal Sol.
No dia 22 de Novembro, entre as 15hoo e as 17h00, haverá ainda um workshop de fotografia, onde todos os participantes poderão aprender os conceitos básicos da fotografia, como composição, iluminação e enquadramento.
Para participar basta levar uma máquina fotográfica ou um telemóvel, e levantar uma senha 30 minutos antes na recepção do Templo da Poesia, pois a atividade é gratuita, mas limitada aos primeiros 15 participantes.






