Programa Oeiras Move Tec Lab fecha a 7 de Novembro com apresentação de projetos

No próximo dia 7 de Novembro chega ao fim o Programa de Aceleração do Oeiras Move Tec Lab, com a apresentação dos projetos finalistas no Parque Tejo, em Lisboa.

Estes projetos, ligados essencialmente à mobilidade e sustentabilidade, vão ser apresentados num evento público, onde os empreendedores tentam vender a sua ideia a vários empresários, numa espécie de Shark Tank.

Estes empresários decidem depois qual o projeto que tem mais viabilidade, retorno económico e impacto no território oeirense.

Os 6 projetos a concurso são: 360 Vision, Dynamic Parking, LowLow, Mobey, Sólido e Tropical BeerBike.

O grande vencedor vai implementar um projeto piloto no concelho e poderá utilizar a incubadora Oeiras Move Tec Lab, de forma completamente gratuita e durante 1 ano. O 2 º classificado recebe 1 ano gratuito numa incubadora da Parques Tejo e o 3º classificado recebe o mesmo prémio, mas num período de 6 meses.

Para além da apresentação dos projetos, haverá ainda uma palestra sobre “Cidades Inteligentes e Humanas: O futuro da mobilidade sustentável”, moderada por Carolina Almeida Cruz, CEO da C-More Sustainability.

Oeiras Move Tec Lab

O Programa de Aceleração do Oeiras Move Tac Lab iniciou-se em Setembro e de forma intensiva foram dados vários módulos e ferramentas a empreendedores que queriam desenvolver as suas ideias nas áreas da Sustentabilidade, Mobilidade, Ambiente, Inovação & Conectividade e Transformação Digital. Esses módulos foram ministrados por um conjunto de professores da FCUL, Nova-FCT, IST e CEiiA.

Em declarações à assessoria de imprensa do evento, Mara Ribeiro Duarte, Administradora da Parques Tejo, referiu que “o Oeiras Move Tec Lab é uma plataforma que cria condições para a inovação, permitindo que conceitos com potencial real de transformação do território se tornem negócios concretos; o nosso objetivo é apoiar o desenvolvimento de soluções que possam ser testadas e implementadas em Oeiras e que sejam, também, financeiramente sustentáveis para os seus promotores”.

Projetos

360 Vision – Recorre à Inteligência Artificial e ferramentas de SEO Local para digitalizar negócios em zonas turísticas, conectando visitantes a serviços próximos e promovendo uma mobilidade mais inteligente e eficiente

Dynamic Parking – Aplicação móvel que otimiza a procura de estacionamento, aproveitando lugares inativos e reduzindo o tempo, custos e impacto ambiental associados ao tráfego urbano.

LowLow – Propõe um modelo de logística sustentável para o abastecimento urbano, utilizando infraestruturas locais e promovendo comunidades mais resilientes e ecológicas.

Mobev – Desenvolve e instala infraestruturas de carregamento para veículos elétricos, focando-se na eficiência energética, integração de sistemas e otimização de recursos para frotas e entidades públicas.

Sólido – Transforma o processo de recolha de óleo alimentar usado através de uma solução que solidifica o resíduo em casa, facilitando a reciclagem e reduzindo custos municipais.

Tropical BeerBike – Veículo ecológico semielétrico que alia lazer, turismo e mobilidade ativa, proporcionando passeios guiados sustentáveis e experiências de convívio e bem-estar.

Empresários

Mara Ribeiro Duarte – Administradora da Parques Tejo

Nuno Graça – Divisão de Planeamento e Mobilidade da Câmara Municipal de Oeiras

Pedro Nunes – COO e Board Member na Enable Mobility; Advisor para a mobilidade elétrica na Ecochoice

Susana Castelo – CEO da TIS

Programa

9h30 – Abertura com Mara Duarte, Administradora da Parques Tejo

10h00 – Palestra “Cidades Inteligentes e Humanas: o futuro da mobilidade sustentável”, por Carolina Almeida Cruz, CEO da C-More Sustainability

11h00 – Apresentação dos projetos concorrentes

12h20 – Sessão de encerramento com Isaltino Morais, Presidente da Câmara Municipal de Oeiras