Plano de Reconversão das AUGI em Oeiras inaugura obras de requalificação

314
AUGI em Oeiras

Isaltino Morais, presidente da Câmara Municipal de Oeiras, vai inaugurar no dia 22 de março, duas Áreas Urbanas de Génese Ilegal (AUGI) do concelho, em resultado das obras de requalificação da Zona C – Fase 1 da Lage e as infraestruturas da Rua do Pedregal, em Leceia.

Estas intervenções, que proporcionam uma melhoria substancial na imagem urbana do concelho, que implicaram um investimento total de cerca de 1 milhão e meio de euros.

A intervenção na Lage incidiu na Rua Larga, Rua 1º de Maio e no Largo 1º de Maio, “teve como objetivo colmatar as assimetrias existentes, garantir a requalificação do ambiente urbano e a articulação da estrutura viária com a envolvente, dotando este aglomerado de uma imagem urbana organizada”, explica a autarquia.

A empreitada decorreu nas infraestruturas existentes, libertando o espaço público à superfície para usufruto da população. Apostou-se ainda na requalificação viária e pedonal, uniformização de muros de habitações, implementação de estacionamento, plantação de árvores e colocação de bancos, criando zonas de estadia, representando um investimento municipal de mais 738 mil euros.

Em Leceia, a inauguração requalificou infraestruturas da Rua do Pedregal, inseridas na Fase 5 do Plano de Ordenamento e Reconversão de Leceia.

O projeto de requalificação da área designada por Fase 5 contemplou a construção de um novo troço de um arruamento que permitirá a conclusão da via de distribuição local de circulação no Bairro. Permitiu ainda a Requalificação da Rua do Pedregal, de um troço da Rua Vasco da Gama, bem como a criação de um arruamento de perfil “multifuncional” de acesso às casas existentes.

A empreitada contemplou a renovação das infraestruturas, nomeadamente ao nível do saneamento básico, abastecimento de gás, eletricidade e telecomunicações, pavimentos, sinalização).

A intervenção  passou ainda pela requalificação viária e pedonal, e na implementação de estacionamento e na criação de zonas verdes de enquadramento, implicando um investimento na ordem dos 762 mil euros.

Refira-se que, ambas as requalificações se inserem no âmbito da reconversão das AUGI no concelho, estando atualmente a ser intervencionadas sete, enquadradas nos seguintes bairros: bairro da Laje, bairro do Casal da Choca, bairro de Leião, bairro de Leceia, bairro da Calçada dos Moinhos, bairro da Gandarela e bairro da Pedreira Italiana.

Cada um destes bairros tem a sua especificidade, com diferentes origens, características e dificuldades, pelo que os processos de reconversão estão em fases distintas.