“Festival Oeiras Ignição Gerador” discute papel da cultura e criatividade

O festival Oeiras Ignição Gerador, arranca esta quarta-feira em Oeiras, para discutir “o papel da cultura e da criatividade num futuro incerto”, contando com mais de 50 convidados, entre artistas, investigadores e programadores culturais.

O festival é promovido pela plataforma Gerador e cumpre a quarta edição no centro histórico de Oeiras, juntando personalidades para debater, fazer apresentações e ‘workshops’, numa programação que contará também com música e dança.

“As democracias sob ameaça, as incertezas trazidas pela ascensão da inteligência artificial, a sociedade em crescente polarização, a guerra e os sucessivos testes à paz internacional. Onde cabem a cultura e a criatividade num contexto que parece tão sombrio?”, pergunta a organização para a edição deste ano do festival.

Entre os convidados estão Marta Guerreiro, da associação PédeXumbo, e o realizador Tiago Pereira, que vão falar sobre a valorização do interior do país, e o escritor Gonçalo M. Tavares, que se propõe fazer a apresentação “Os humanos e as máquinas: Xadrez, Boxe ou Judo?”.

O químico Nuno Maulide vai falar sobre a relação entre ciência e arte, o cientista informático Jared Lanier fará uma apresentação sobre inteligência artificial e criação artística e as programadoras Madalena Wallenstein e Susana Menezes debatem o papel da arte e da cultura nas escolas.

A economista Susana Peralta, o investigador António Pinto Ribeiro, a presidente da ILGA Portugal, Ana Aresta, e o comissário do Plano Nacional das Artes, Paulo Pires do Vale, são outros convidados do festival.

Haverá ainda concertos de Celina da Piedade, Ana Santos e B. Fachada, entre outros.
Durante o festival, destaque ainda para a apresentação, na quinta-feira, do “Barómetro da Cultura 2023”, um estudo anual “que avalia a perceção da população residente em Portugal sobre a cultura”.

Este ano, o festival contará com uma “cabine do futuro”, uma instalação idealizada pelo assistente de inteligência artificial ChatGPT, que tentará responder à mesma pergunta desta  edição do Oeiras Ignição Gerador, sobre o papel da cultura e da criatividade “num futuro incerto”.

A programação completa do Oeiras Ignição Gerador está disponível em gerador.eu/oeiras-ignicao-2023/.