O Parque dos Poetas, no concelho de Oeiras, completa 20 anos na quarta-feira, data que será assinalada com diversas atividades, anunciou hoje o município.
O programa de comemorações inclui uma visita guiada ao parque, várias atividades para crianças e momentos musicais (cante alentejano).
A poesia estará em destaque, com uma maratona de declamação, um jogo interativo e pedagógico chamado Poetry Paper, um ponto de escuta da rádio Poesia.FM e uma seleção bibliográfica de poesia pelas Bibliotecas Municipais de Oeiras.
O presidente da Câmara de Oeiras, Isaltino Morais, vai descerrar uma placa comemorativa das duas décadas do parque, junto ao Templo da Poesia.
Com mais de 20 hectares, o Parque dos Poetas ocupa os núcleos urbanos de Paço de Arcos e Oeiras e exibe peças de mais de 40 escultores representando 60 poetas de diferentes épocas literárias.
PROGRAMA:
– Cante Alentejano pela Universidade Sénior de Oeiras
Organizado por Poesia à Mesa/LUCHAPA, com a participação da comunidade (MAPA, USO, CENCO, USCQAL, NOVA ATENA), da Companhia de Atores, do Teatro Independente de Oeiras, do Intervalo – Grupo de Teatro, da atriz Natália Luíza e do diseur e escritor José Fanha.
10h – 10h25 – David Mourão-Ferreira
10h30 – 10h55 – Carlos de Oliveira
11h – 11h25 – Mário de Sá-Carneiro
11h30 – 11h55 – Teixeira de Pascoaes
12h – 12h25 – Miguel Torga
12h30 – 12h55 – Fernando Pessoa
13h – 13h25 – António Ramos Rosa
13h30 – 13h55 – José Gomes Ferreira
14h – 14h25 – Camilo Pessanha
14h30 – 14h55 – Vitorino Nemésio
15h – 15h25 – Natália Correia
15h30 – 15h55 – Alexandre O’Neill
16h – 16h25 – Ruy Belo
16h30 – 16h55 – Eugénio de Andrade
17h – 17h25 – Florbela Espanca
17h30 – 17h55 – António Gedeão
18h – 18h25 – Manuel Alegre
18h30 – 18h55 – Sophia de Mello Breyner
19h – 19h25 – José Régio
19h30 – 20h – Jorge de Sena
– Visita guiada à primeira fase do Parque dos Poetas com Francisco Simões, Francisco Manuel Caldeira Cabral e Elsa Severino (público em geral, sujeito a inscrição).
– Poesia Desenhada com Vento (atividade para crianças dos 5 aos 12 e famílias, sujeito a inscrição).
– Momento musicais pela Escola de Música Nossa Senhora do Cabo.
15h00 às 18h00
– MAP | Poetry Paper (para todas as idades, por inscrição).
Descobrir, devagar e passo a passo, a poesia. Desfrutar da palavra no lugar ideal. E, melhor ainda: nesse processo, divertir-se. Pode então a poesia ser um jogo? Pode e irá ser: o Festival MAP – Mostra de Artes da Palavra e o Município de Oeiras recuperam o tradicional “pedipaper” e transformam-no no Poetry Paper – Percurso Poético, um jogo interativo e pedagógico para todas as idades que terá lugar no Parque dos Poetas, também como forma de celebração dos 20 anos deste jardim que dá versos.
Das 15 às 18 horas do dia 7 de Junho, os participantes – individualmente ou em equipas de dois elementos – irão percorrer o Parque dos Poetas, onde serão confrontados com enigmas, perguntas ou outro tipo de desafios de forma a poderem passar para a “estação” seguinte e evoluírem no percurso. O vencedor será aquele (ou aqueles) que conseguirem o maior número de respostas certas em menos tempo. Há prémios para todos os participantes e o vencedor levará para casa uma coleção de livros.
Inscrições prévias em livraria.verney@oeiras.pt (telefone 214 408 329) ou no dia do evento junto à entrada do Parque dos Poetas no Ponto BMO (Bibliotecas Municipais de Oeiras). Consulte o regulamento em mapoeiras.com/evento/pedipaper/
– Descerrar de Placa Comemorativa
– Discurso do Presidente da Câmara Municipal de Oeiras
– Conversa moderada por Jorge Reis-Sá com Isaltino Morais, Francisco Simões, Francisco Manuel Caldeira Cabral e Elsa Severino.
Mestre de Cerimónias: Nuno Miguel Guedes e participação da Associação Luchapa. Às 21h30 no Auditório do Templo da Poesia. Parque dos Poetas, Oeiras.
Música: Naked Lunch, quarteto de cordas // Francisco Ramos – violino / Fernando Sá – violino / João Paulo Gaspar – viola d’arco / Tiago Rosa – violoncelo
Vozes: Carla Bolito / Mia Tomé / Nádia Yracema
Mestre de Cerimónias: Nuno Miguel Guedes
Participação da associação LUCHAPA.
– Ponto de Escuta Poesia FM. Emissão constante dos seus conteúdos poéticos (Junto ao Quiosque da Alameda dos Poetas)
– Presença das Bibliotecas Municipais de Oeiras com seleção bibliográfica de poesia (Junto ao Templo da Poesia).
– Canto da Poesia (átrio do Templo da Poesia), com espaço livre para declamação, transmissão em streaming no Facebook das Bibliotecas de Oeiras.