Mais de uma centena de alunos da Escola Amelia Rey Colaço, em Linda-a-Velha, participou  na primeira sessão do “Dia da Democracia”, uma iniciativa dos independentes Juventude de Oeiras, da Juventude Socialista de Oeiras e da Juventude Social Democrata de Oeiras, com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras e da Associação Sedes, e que contou com a participação de todos os partidos políticos com assento na Assembleia Municipal de Oeiras e da Assembleia da República.

O “Dia da Democracia”, apresentado oficialmente no passado dia 28 de setembro na presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, pretende sensibilizar os jovens para a importância da Democracia, incentivar à participação cidadã, à expressão de ideias individuais e também respeitar a pluralidade de opiniões e o interesse comum.

O projeto inclui um conjunto de atividades a realizar-se nas escolas secundárias do concelho de Oeiras, com o objetivo de fortalecer o conhecimento sobre as instituições democráticas.

A sessão de hoje foi a primeira e contou com a presença do professor Marçal Grilo, antigo Ministro da Educação.

No dia 25 de outubro o “Dia da Democracia” irá chegar à ES Sebastião e Silva e, nos próximos meses, ainda à ES Luís Freitas Branco, à ES Prof. José Augusto Lucas, à ES Camilo Castelo Branco, à ES Aquilino Ribeiro, à ES Quinta do Marquês e à ES Miraflores.

Através deste projeto, pretende-se que os jovens que frequentam as escolas secundárias do concelho tenham o seu primeiro contacto com a Política, de forma informada e plural, partilhando estes valores comuns.

Aula de Democracia, jogos, debate entre juventudes partidárias, bancas informativas e assembleias de alunos são algumas das atividades previstas no âmbito deste projeto.