Páscoa aproxima-se com chuva, vento e neve

Páscoa aproxima-se com chuva
DR

Páscoa aproxima-se com chuva, vento e neve. Na madrugada e manhã desta terça-feira pode mesmo nevar nas serras de São Mamede, em Portalegre, e de Monchique, no Algarve.

Aproxima-se um feriado de Sexta-Feira Santa com um cenário meteorológico um tanto inusitado. De acordo com os últimos relatórios do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), prepara-se para uma Páscoa atípica, com chuvas intensas e persistentes em todo o país, acompanhadas de ventos fortes e até mesmo a possibilidade de neve em algumas regiões serranas.

A previsão para os próximos dias indica precipitações por vezes torrenciais, com possibilidade de granizo e trovoadas a partir do dia 27 de Março. O vento também não dará tréguas, com rajadas significativas especialmente nas terras altas, podendo atingir velocidades impressionantes.

As serras portuguesas estão a preparar-se para um fenómeno invulgar, com a expectativa de queda de neve acima dos 600/800 metros em várias regiões, até mesmo em áreas menos propensas a esse fenómeno, como é o caso do Algarve.

Quanto à  agitação marítima, o IPMA emitiu avisos amarelos e até mesmo laranjas para os distritos costeiros, alertando para ondas que podem chegar a alturas impressionantes ao longo da costa continental.

Dessa forma, a Páscoa em Portugal promete ser marcada por um clima pouco comum, que requer atenção e precaução por parte da população e dos viajantes.