O português Jaime Faria alcançou hoje a maior vitória da sua carreira, ao vencer na primeira ronda do Oeiras Open 125 o brasileiro Thiago Monteiro, segundo cabeça de série do challenger português, que decorre no Complexo de Ténis do Jamor.
O jovem, oriundo do Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis e com apenas 20 anos de idade, surpreendeu Thiago Monteiro, antigo número 61 do mundo e atual 113.º no ranking ATP, pelos parciais de 6-2, 3-6 e 7-6 (7-2).
Faria iniciou o jogo de forma muito positiva no ‘centralito’ do Jamor e, aproveitando duas quebras de serviço, assumiu desde logo o controlo do encontro. Após Monteiro ter restabelecido a igualdade no marcador, com apenas uma quebra de serviço no segundo set, a qualificação para a segunda ronda foi decidida apenas no ‘tie-break’ do terceiro set, onde o tenista português (223.º no ATP) conseguiu dois mini-quebras consecutivas (4-2 e 5-2), garantindo a vitória no seu serviço, após duas horas e 14 minutos de jogo.
“Tem sido um bom início de temporada em terra batida. Sinto-me bem e hoje fiz mais um bom jogo. O Thiago pressionou-me bastante, eu tentei manter o foco em mim mesmo e acho que fui superior no terceiro set, apesar de ter cedido alguma vantagem, quando estava com uma quebra de serviço à frente. No primeiro set, fui muito consistente, no segundo foi mérito dele, mas no geral foi um jogo muito positivo da minha parte e uma vitória excelente”, explicou o jogador português.
O próximo adversário de Jaime Faria, que este ano já conquistou quatro títulos ITF e acumula sete vitórias em quadros principais do circuito challenger, sairá do confronto entre o francês Quentin Halys (169.º) e Chun-Hsin Tseng (250.º), de Taiwan.
Por outro lado, Frederico Silva (377.º), no seu regresso à competição após cirurgia ao ombro esquerdo, foi eliminado na primeira ronda pelo lituano Vilius Gaubas (345.º), com os parciais de 7-5, 2-6 e 6-3, após duas horas e 46 minutos de jogo.
O challenger de Oeiras prossegue na terça-feira, com início às 10:00, com a estreia do português Henrique Rocha, seguido pelo compatriota Gastão Elias e pelo italiano Fabio Fognini, o primeiro cabeça de série.