Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância em Oeiras

Maus Tratos na Infância em Oeiras

O mês de abril é dedicado à sensibilização e prevenção dos maus-tratos contra crianças em todo o mundo. Para assinalar esta importante ocasião, o Município de Oeiras promoveu diversas iniciativas, visando sensibilizar a comunidade e promover a proteção dos direitos das crianças.

Uma das ações em destaque é a colocação de laços azuis nos edifícios municipais, simbolizando o compromisso com esta causa tão vital. Além disso, foram realizadas mais duas atividades:

No dia 18 de abril, teve lugar a conferência intitulada ’50 anos do 25 de abril – Olhares sobre os direitos das crianças’, no prestigiado Auditório do TagusPark. Este evento proporcionou uma reflexão sobre os avanços e desafios na garantia dos direitos fundamentais das crianças ao longo das últimas décadas.

No dia 30 de abril o estádio Mário Wilson esteve repleto de energia e entusiasmo, com crianças envolvidas em várias atividades como dança, demonstrações da PSP e animações. No entanto, o ponto alto do evento foi, sem dúvida, a formação do Laço Humano, com mais de 500 crianças se que uniram, formando um laço azul gigante, numa imagem poderosa que simboliza o compromisso e solidariedade da comunidade em proteger as crianças contra os maus tratos.

O azul, cor símbolo desta campanha, remonta a uma comovente história de uma avó norte-americana, Bonnie Finney, que em 1989 amarrou uma fita azul na antena do carro em memória de seu neto vítima de maus-tratos. Essa ação simples desencadeou uma poderosa onda de sensibilização, levando abril a ser reconhecido como o Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância em diversos países.