Novo parque empresarial em Oeiras vai acolher empresas chinesas

parque empresarial em Oeiras

A construção de um novo parque empresarial em Oeiras está prevista para começar no final deste ano. Este empreendimento, que inclui 18 edifícios empresariais e habitacionais, resulta de uma parceria entre a gigante chinesa de construção China Construction e a Teixeira Duarte.

A maioria das empresas que se instalarão no local serão chinesas, conforme detalhado por António Martins da Cruz, presidente da Oeiras Valley Investment Agency (OVIA).

Durante uma conferência que comemorou o 45.º aniversário das relações diplomáticas entre China e Portugal e o 25.º aniversário do retorno de Macau à China, Martins da Cruz revelou várias colaborações recentes entre os dois países. Após uma missão empresarial organizada pela OVIA em março, uma empresa de Shenzhen assinou um protocolo de colaboração com uma empresa portuguesa especializada em digitalização. Continuam a ser previstos novos contactos, incluindo a visita de uma missão empresarial da Zona Aprofundada de Cooperação Guangdong e Macau.

Além disso, Martins da Cruz anunciou que a CALB, que planeja construir uma fábrica de baterias em Sines, estabelecerá os seus escritórios em Oeiras. Ele também mencionou o interesse de outras empresas chinesas de inovação e tecnologia em se estabelecerem no concelho.

O presidente da OVIA também destacou um fundo de investimento que começou a construção de um data center em Oeiras, com um investimento superior a 150 milhões de euros.

Em março, Zhao Bentang, embaixador chinês em Portugal, já havia mencionado o potencial do projeto de Oeiras para atrair investimentos chineses na área das novas energias.