OEIRAS – APSI e GNR lançam Campanha de Prevenção de Afogamentos

praia
Temperaturas em Lisboa vão estar acima dos 30 graus DR

Numa altura em que as praias são dos principais focos da população oeirense,  a Associação para a Promoção da Segurança Infantil (APSI) lançou, em conjunto com a GNR, a Campanha de Prevenção de Afogamentos, alertando que a morte por afogamento é rápida e silenciosa e acontece em pouca água.

O objetivo da campanha é sensibilizar as famílias para a importância das regras de segurança a respeitar junto da água, nomeadamente, nas praias, rios, barragens, piscinas ou tanques, alertando-as para a ínfima quantidade de água que é suficiente para que o afogamento de uma criança ocorra.

A APSI recorda que no triénio 2020/2022 a média de mortes por ano duplicou, passando de 7,3 para 15, com um total de 45 crianças mortas nesses três anos num acidente perfeitamente evitável.

A associação avança ainda que entre 2000 e 2022 morreram 305 crianças e jovens por afogamento, registando-se ainda 640 internamentos na sequência de afogamento. É revelado ainda que de uma maneira geral, os afogamentos verificam-se mais até aos 4 anos de idade.

Quanto ao local onde ocorrem, as piscinas são o plano de água com maior registo de afogamentos, seguidas das praias e dos rios, ribeiras ou lagoas.