Médico de família: o gestor da saúde ao longo da vida

medico-de-familia

O especialista em Medicina Geral e Familiar é o primeiro ponto de contato com os cuidados de saúde, desde o nascimento até uma idade mais avançada, criando uma relação de longo prazo com as pessoas.

O seu papel é tratar diversos problemas de saúde, crónicos e agudos, esclarecer dúvidas e aconselhar na prevenção de doenças como diabetes, obesidade, hipertensão, doenças cardíacas, entre outras. É também responsável por solicitar os exames de rotina necessários, promover a vacinação e o diagnóstico precoce de problemas de saúde.
O médico de família é o ponto central na coordenação dos cuidados de saúde de toda a família, articulando com outras especialidades médicas e profissionais de saúde.

Como atua o médico de família?

Para além de tratar doenças, centra-se nas necessidades emocionais, sociais e familiares que afetam a saúde, em cada fase de vida. Porque cada caso é um caso e no centro dos cuidados estão as pessoas.

Na infância e adolescência, garante a vacinação adequada, a deteção precoce de doenças, a educação para hábitos saudáveis e a gestão da doença aguda, sendo assim uma peça fulcral para um desenvolvimento físico e mental saudável.
Na idade adulta e na terceira idade, ajuda a prevenir e, quando necessário, tratar, vigiar e adaptar os tratamentos às necessidades da pessoa. Avalia também a saúde cognitiva, identificando sinais de demência, oferecendo suporte e encaminhando para diagnóstico e tratamento.

Em casos de doenças terminais, o médico de família desempenha também um importante papel, prestando apoio e cuidados ao doente e à família.

Pedro Gehl Braz, Especialista em Medicina Geral e Familiar nas clínicas CUF Miraflores e CUF Belém