PSP alerta para 24.308 assaltos a casas em Portugal desde 2020

PSP apela à forte vigilância dos moradores às suas casas DR

A onda de assaltos a residências atingiu números bem significativos desde 2020, segundo dados avançados pela Polícia de Segurança Pública.

Em comunicado, a PSP indica que nesse período foram registados 7.614 crimes de furto em interior de residência (sem arrombamento, escalamento ou chaves falsas) e 16.714 crimes de furto a habitações com arrombamento, escalamento ou chaves falsas, o que se traduz num total de 24.328 crimes de furto a casas.

A PSP destaca ainda que tem registo de 51.361 furtos em interior de automóveis. Juntando assaltos a casas aos de veículos chega-se a um número bem considerável: 75.689.

Nestes quatro anos foram detidas 447 pessoas por furtar casas, enquanto os «apanhados» por furto de automóveis ascenderam a 952, num total de 1.399 detenções. 105 detenções foram detenções em flagrante, 71 por furtos em interior de viatura e 34 por furtos em residências, nos primeiros quatro meses de 2024, o total ascende para 1.504.

Vai de férias? Siga os conselhos da PSP:

– Durante os períodos de ausência, garanta que portas e janelas ficam bem trancadas

– Se pretender publicitar ausências, nomeadamente através das redes sociais, faça-o após regressar

– Denuncie sempre este crime à PSP, ainda que tenha sido apenas uma tentativa

– Solicite a alguém da sua confiança que recolha o correio para que a caixa não fique cheia

– As portas de acesso às áreas comuns e/ou via pública devem estar sempre trancadas

– As redes de solidariedade entre vizinhos são um dos meios mais eficazes de prevenção deste tipo de criminalidade: caso detete pessoas estranhas nos acessos à residência de outra pessoa, tente contactá-la e avisá-la

– Em caso de dúvida alerte a esquadra da PSP mais próxima para despiste da situação