Serviços de urgências prometem complicações no fim-de-semana

Hospital S.F. Xavier
DR

Complicações à vista no próximo fim-de-semana no acesso ao cuidados de saúde com o encerramento este sábado (3/8) de onze serviços de urgência e 13 no domingo (4/8). A razão do fecho destas unidades surge devido à falta de médicos à qual se juntam os períodos de férias e a recusa de horas extraordinárias.

A situação mais complicada é na área da Grande Lisboa o fecho no domingo de nove unidades. Assim, no Hospital de São Bernardo (Setúbal) fecham as urgências de Obstetrícia e Ginecologia e de Pediatria, no Hospital Garcia de Orta (Almada) não há Ginecologia e Obstetrícia. Já a mesma especialidade fecha no Fernando Fonseca (Amadora), São Francisco Xavier (Lisboa) e também no Beatriz Ângelo (Loures).

Acrescente-se que no Beatriz Ângelo também fecha também a urgência de Pediatria no domingo, tal como acontece no Rainha Santa Isabel, em Torres Novas. No Santa Maria, em Lisboa, está encerrada a urgência de Obstetrícia.

Entretanto, o Serviço Nacional de Saúde divulgou as escalas de urgências até à próxima quarta-feira e em todos os dias existe a previsão de urgências fechadas.