Rua da Fundição de Oeiras recebe mais duas residências para professores

Inauguração da Residência de Professores, com entrega de chaves aos novos residentes. Programa de alojamento para professores deslocados. Casa dos Oficiais (7 quartos) e a Casa dos Sargentos (8 quartos), Rua da Fundição de Oeiras Nº23.

Duas residências de professores foram inauguradas na Rua da Fundição de Oeiras pela autarquia presidida por Isaltino Morais numa cerimónia quer contou com a presença do executivo municipal. Com a inauguração de duas novas residências, o Município de Oeiras passa a disponibilizar mais 15 quartos, prevendo-se alcançar uma oferta total de cerca de 50 quartos já em 2025.

As residências de professores oferecem uma alternativa bastante acessível para estes docentes deslocados, com uma renda mensal fixada em 150 euros, valor que representa uma repartição dos custos de funcionamento estimado do espaço, incluindo despesas com gás, eletricidade, água, internet, TV e outros serviços essenciais.
Após a inauguração da Casa do General, em maio, com oito quartos individuais, são agora inauguradas as casas vizinhas – a Casa dos Oficiais (sete quartos) e a Casa dos Sargentos (oito quartos) – que, no total, representam um investimento municipal de 386.402,78 euros.
«Procuramos mitigar a falta de docentes, que, devido aos elevados preços praticados no mercado imobiliário, seja na compra ou no arrendamento, têm enfrentado dificuldades para se fixar no concelho e exercer a sua atividade profissional», afirmou Isaltino Morais.
O plano de apoio do município oeirense ao alojamento de professores deslocados continua a expandir-se, constituindo uma resposta direta de Oeiras ao problema crónico da colocação de professores longe da sua área de residência. Este projeto prevê um aumento contínuo da oferta, alcançando cerca de 50 quartos já em 2025.