Algés e Dafundo foi o grande vencedor do Nacional de Seniores 2024

SAD esteve em plano de evidência no Pavilhão de Odivelas Imagem: SAD

Terminou o Campeonato AS Nacional de Seniores e o Sport Algés e Dafundo subiu ao lugar mais alto do pódio por clubes da prova que se realizou no Pavilhão Multiusos de Odivelas. Em segundo lugar ficou o Sporting Clube de Portugal e em terceiro a Associação Académica de Coimbra!

O presidente da Federação de Judo, Sérgio Pina, assinou um balanço do evento que decorreu em Odivelas: «Foi um fim-de-semana do judo ao seu mais alto nível, tivemos nos campeonatos nacionais individuais atletas de topo e atletas que estiveram em Paris-2024 e outros que não estando ainda no topo mas para lá caminham. Este domingo contámos com a cereja no topo do bolo com a presença de todo este movimento de judo que envolve a deficiência mental nas suas várias vertentes e a especificidade e alegria que todos estes atletas trazem a uma prova destas. Foi também uma alegria enorme termos neste nacional os atletas que já há alguns anos não participavam nesta competição.»

No Pavilhão Multiusos esteve também uma Exposição sobre a história do Judo Nacional desde 1947- fundação da primeira Academia do Judo – até 2009. Em destaque os grandes nomes lusos que subiram ao pódio nas várias competições e as muitas organizações internacionais realizadas em Portugal.

Resultados – Masculinos, Campeonato Nacional Absoluto: 1.º João Fernando (SCP); 2.º Lucas Lacerda (SCP); 3.º João Crisóstomo (ULHT) e Sidónio Serpa (SAD); -60 kg: 1.º Francisco Mendes (AAC); 2.º Daniel Viegas (CNSu); 3.º Francisco Bastos (FS) e Bernardo Fernandes (ACMC); -66 kg: 1.º Miguel Gago (AAC); 2.º Bruno Bento (ULHT); 3.º Tomás Fonseca (SCP) e Tomás Gomes (SCP).

Resultados – Femininos, Campeonato Nacional Absoluto: 1.ª Joana Crisóstomo (ULHT); 2.ª Cláudia Penha (SCP); -48 kg; 1.ª Catarina Costa (AAC); 2.ª Mariana Pereira (ADJF); -52 kg: 1ª Raquel Brito (SAD); 2.º Catarina Silva (SAD); 3ª Iracema Manarte (ADJF) e Ana Teixeira (EJC); -57 kg: 1.ª Maria Silveira (SAD); 2.ª Raquel Brás (SUS); 3.ª Mafalda Ezequiel (JCP).