Município lança Bolsa de Investigação em Oncologia

Imagem: CM Oeiras

A Câmara e o Núcleo Regional do Sul da Liga Portuguesa Contra o Cancro assinam, esta sexta-feira, um protocolo para atribuição da Bolsa de «Investigação em Oncologia na Era da Inteligência Artificial», cujo financiamento de 100 mil euros será integralmente assegurado pelo Município de Oeiras.

A Bolsa pretende estimular o desenvolvimento de soluções disruptivas que explorem o potencial da Inteligência Artificial (IA) no rastreio, diagnóstico precoce, tratamento personalizado e inovação nos cuidados oncológicos.

A iniciativa insere-se no âmbito da estratégia municipal de apoiar projetos inovadores de investigação clínica e tecnológica que promovam a colaboração entre diferentes áreas do conhecimento como biotecnologia, informática, medicina e engenharia. E resulta de uma aposta duradora e sustentada de Oeiras em ações de grande impacto na educação, inovação e internacionalização.

O município alocou 1% do orçamento municipal ao investimento em investigação e ao apoio ao conhecimento emergente, promovendo talento e estimulando o envolvimento público com a ciência e investigação.

Os investigadores interessados poderão submeter as suas candidaturas à Bolsa de «Investigação em Oncologia na Era da Inteligência Artificial» através do portal da Liga Portuguesa Contra o Cancro a partir do dia 1 de março.