Num claro apelo ao reforço da intenção de sensibilizar as novas gerações para a importância da preservação da biodiversidade e da proteção dos polinizadores, decorre até 2027, na Marina de Oeiras, a exposição «Mais Polinizadores, Mais Biodiversidade».
A exposição resulta de um trabalho de campo iniciado em maio de 2021, na Quinta de Recreio dos Marqueses de Pombal, junto à Ribeira da Lage e ao Palácio Marquês de Pombal, que permitiu aprofundar o conhecimento sobre as diversas espécies de fauna e flora, bem como os habitats que compõem este ecossistema.
Os diversos painéis informativos e interativos da exposição revelam o papel essencial das abelhas, borboletas e outros insetos na polinização das plantas e na produção de alimentos. Além do trabalho científico, o projeto tem uma forte componente de sensibilização ambiental e ciência cidadã, incentivando a comunidade a envolver-se ativamente na proteção destes agentes fundamentais para o equilíbrio dos ecossistemas.
A iniciativa está inserida na estratégia do Município de Oeiras para a promoção da sustentabilidade e da educação ambiental, procurando envolver escolas, famílias e todos os interessados na defesa do ambiente.