Foi em 2017, um ano depois de ter vencido o The Voice Portugal, que Fernando Daniel subiu ao palco do Festival da Canção para interpretar o tema «Poema a Dois», da autoria de Nuno Feist e Nuno Marques da Silva, oito anos depois o cantor regressa com o tema «Medo», da sua autoria.
Fernando Daniel tem vindo a conquistar o coração do público com a sua voz única e a sua capacidade de transmitir emoções através da música. Desde a sua vitória no «The Voice Portugal» em 2016, o artista tem construído uma carreira sólida, marcada por vários sucessos.
Com uma presença marcante e uma enorme versatilidade vocal, Fernando Daniel posicionou-se rapidamente, como um dos maiores artistas nacionais da atualidade. A sua música, repleta de sentimento e autenticidade, cativou não só os fãs, mas também a crítica, consolidando-o como uma referência na música portuguesa contemporânea no estilo Pop.
Após oito anos de interregno, regressa ao palco do Festival da Canção com um tema muito diferente de 2017, «o tema que vou apresentar no dia 1 de março, é completamente diferente, em 2017 ainda não tinha uma carreira na música estava a começar, foi um desafio como é este, mas agora tenho mais maturidade pessoal e profissional, tenho muito mais estrada, muito mais calejado para diversas situações, sinto-me mais preparado», refere.

Participar com um tema de sua autoria faz toda a diferença, uma vez que foi escrito pelo próprio cantor e o sentimento é pessoal. Quando o artista coloca a sua alma na composição, a canção torna-se mais autêntica e repleta de emoções genuínas, criando uma conexão única com o público, «concorrer com uma música que é minha é diferente, a responsabilidade também é diferente, sei perfeitamente aquilo que quero dizer com as palavras que escrevi, sei onde quero chegar também».
Mas qual será o «Medo» que Fernando Daniel vai apresentar? «O tema está disponível nas várias plataformas digitais, onde o público pode escutar e se rever nas palavras escritas pelo cantor, «esta música é muito mais profunda do que aquilo que aparenta às primeiras passagens de quem a ouve, esta música tem múltiplos sentidos, uma vez que as pessoas podem-se colocar no papel da pessoa de quem eu canto, na verdade eu escrevi esta música mais virada para a minha fé para a minha crença, eu acredito em Deus, é uma música que aborda um pouco esse tema», afirma com orgulho.

Resiliente e com fé, o cantor sempre acreditou que conseguiria chegar mais longe na música. Ao longo dos anos, enfrentou desafios e superou obstáculos, mantendo-se fiel ao seu sonho, nunca desistiu, sempre acreditando que, com esforço e perseverança, poderia alcançar os seus objetivos, «estar agradecido não só pela vida que tenho, que ultrapassou há muito tempo aquilo que eu tinha imaginado quando iniciei esta viagem, agradecer pela minha carreira, sempre tive a minha crença, sempre acreditei, nunca manifestei e o tema «Medo» é bocado sobre isso, nunca cantei sobre Deus, mas sempre senti Deus muito presente na minha vida».
É já no dia 1 de março o cantor sobe ao palco e pretende que seja o início da caminhada até chegar à final e ganhar o Festival da Eurovisão da Canção, «uma das coisas que me deixaria muito feliz era poder dar esta alegria aos portugueses, vencer o Festival Eurovisão da Canção e no dia 17 de maio ter a bandeira de Portugal numa mão e o troféu na outra e demonstrar que tenho orgulho em ser português e o pais ficar feliz por mim».
V.H.S. Sessions Tour
Enquanto se prepara para a edição deste ano do Festival da Canção, Fernando Daniel continua a sua digressão «V.H.S Sessions Tour», que tem sido um sucesso absoluto. A tour já passou por Macau, Londres e Lyon, onde teve lotação esgotada, ainda falta Bélgica, Suíça, Luxemburgo, Estados Unidos, França (com três datas em Bordeaux, Toulouse e Lyon) e Portugal, para o cantor a primeira digressão não podia estar a correr melhor, «está a correr muito bem, com as datas todas esgotadas e poder ter este privilégio é ótimo e perceber que lá fora há muitos portugueses mas também há muita malta internacional que gosta e dou por mim a perceber isso quando terminam os espetáculos, há muitas abordagens em francês e inglês».
Com a tour Fernando Daniel e a sua equipa, pretendem dar a conhecer mais um estilo da música portuguesa para além do fado, «em termos musicais o fado é muito conhecido lá fora, mas o pop também é possível, olho para esta tour como uma preparação, a minha ideia é fazer isto o resto da minha vida com a minha equipa, estamos a dar-nos a conhecer desde os músicos aos técnicos», conclui.
Bruno Taveira