O município oeirense é um dos signatários do protocolo celebrado pela TRATOLIXO que visa dar uma nova vida a materiais em fim de uso, antes que se tornem resíduos, garantindo que chegam a quem mais precisa.
A iniciativa, que junta ainda a Cascais Ambiente, o município de Mafra, os Serviços Municipalizados de àgua e Sanieamento de Sintra e o Eletrão, aposta na reutilização de equipamentos elétricos e eletrónicos, têxteis e mobiliário, promovendo a redução de desperdício e a proteção ambiental.
O município terá um papel central na identificação das necessidades locais, em articulação com a TRATOLIXO. Desta forma, bens recolhidos nos ecocentros poderão ser reparados e preparados para reutilização, chegando posteriormente às famílias mais vulneráveis do concelho. Além do apoio social direto, esta medida contribui para os objetivos do Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos, que prevê que cada município desenvolva o seu Plano de Ação próprio.
O Electrão ficará responsável pela verificação técnica e encaminhamento de eletrodomésticos para reutilização, através da sua plataforma de doação. Este modelo de atuação, que o município agora integra, evita a produção de resíduos, promovendo a economia circular e reforçando a solidariedade social ao garantir que bens ainda úteis chegam às comunidades que mais necessitam.







