Oeirense Tomás Pais é campeão nacional de BTT

DR
DR
Tomás Pais é atleta da Escola de Ciclismo de Oeiras/Parracho e sagrou-se campeão nacional de sub-19 de XCO e XCC em provas realizadas em Ansião. Filho de Paulo Pais, antigo campeão nacional e treinador do jovem atleta, Tomás participou há dias no Mundial de BTT em Crans-Montana (Suíça), palco das emocionantes provas de Cross-Country Olímpico (XCO). O jovem atleta oeirense terminou a sua participação no 62.º lugar, a uma volta do vencedor e novo Campeão do Mundo, o francês Lucas Teste.
Paulo Pais, pai de Tomás, é um dos grandes responsáveis pelo rendimento do campeão oeirense DR

NOTÍCIAS DE OEIRAS falou com o atleta oeirense que falou com orgulho da presença no Mundial da Suíça, dos títulos nacionais, da importância da família na sua carreira, entre muitos outros temas.
– Qual o sentimento de ter conquistado em Ansião o Campeonato Nacional Júnior em XCO de Portugal?
– Bem, é algo único, desde o início da época que trabalhamos com este objetivo. É muito gratificante depois de tanto esforço para conquistá-lo.
– Como correu a prova e o que sentiste quando subiste ao pódio?
– A prova começou como não queria, com uma queda, mas após esse obstáculo senti-me da melhor forma para lutar pelo título e consegui conquistar o título. Quando subi ao lugar mais alto do pódio foi um sentimento fantástico. Foi a recompensa por ter lutado até ao fim.

DR

– Que balanço faz da temporada?
– Em geral esta época estou satisfeito com o meu trabalho, nada seria possível sem o meu treinador e pai Paulo Pais, e do meu diretor desportivo João Pinto. Foram inexcedíveis!
– Além de ter-se sagrado campeão nacional esta época conquistou várias provas. Onde vai buscar tanta força?
– Esta época foi espetacular, apesar de termos os olhos no nacional, todas estas conquistas, como a Taça de Portugal em Abrantes, o título de campeão regional de Lisboa e muitos pódios foram motivação e prova que o trabalho estava e está a ser bem feito.
– Qual o seu plano de treinos? Existe algum segredo?
– Não tenho nenhuma fórmula mágica (sorrisos). O espirito e a dedicação em cada treino são a chave para a minha evolução e ter chegado ao topo da categoria.

DR
– Quem é o seu ídolo no ciclismo?
– Podia dizer vários atletas, mas olhando os mais próximos tenho os meus irmãos que sempre foram uma inspiração no meu empenho pelo ciclismo. A forma como eles encaram as dificuldades e as ultrapassam são exemplo para mim, só me motiva mais para ser como eles.
– E a nível internacional?
– Sempre admirei o Mathieu Van Der Poel, é um atleta muito resiliente, que passou por muito e é uma fonte de inspiração para mim.
– Um exemplo a seguir?
– Atualmente o desporto é aquilo em que mais acredito e sonho prosseguir, e como os meus ídolos, sei que terei de ultrapassar muitos problemas e dificuldades mas por este desporto estou disposto a isso!
– Qual o significado de estar na Escola Ciclismo Oeiras?
– É incrível! Esta equipa acolhe-me há mais de dez anos, é graças ao apoio destas pessoas que sempre progredi, que cresci como ciclista.  Não somos uma equipa pequena, somos uma equipa que forma não só grandes atletas, como enormes pessoas.
– Sente-se apoiado no clube?
– Sem dúvida! A minha equipa nunca me faltou com nada, mas atualmente sinto a necessidade de correr mais no estrangeiro… possivelmente é disso que sinto mais falta.
– Derivado à excelente época que fez, foi convocado para representar Portugal nos Campeonatos Mundiais de juniores que se realizaram este mês de setembro na Suíça. Como sentiu essa experiência?
– A convocação para o Mundial foi algo incrível, nunca pensei no início de época que o conseguiria, mas a experiencia foi brutal, o pessoal da seleção é cinco estrelas, a receção do público suíço também, em geral foi uma semana como nunca tive.
– Sente que podia ter feito um melhor resultado?
– No que toca a prova sei ver de duas formas, primeiro frustrado, queria fazer melhor e acho que se fosse em outra altura assim o faria mas, por outro lado, foi a minha primeira experiência fora de Portugal e que, felizmente, correu muito bem, apesar do resultado não ter sido o melhor. Valeu, acima de tudo, pela experiência, pela aprendizagem. Vivi momentos inesquecíveis e que vão ser muito importantes para o futuro da minha carreira.

Principais Resultados 2025

1.° – Campeão Nacional de XCO em Ansião – tempo: 59:52
1.° – Campeão Nacional de XCC em Ansião
1.° – Vitória na Taça de Portugal XCO (Abrantes)
2.º lugar – XCO Super Cup Marmeleira
2.º lugar – XCO Super Cup Tougues
3.° lugar – Taça de Portugal XCO (Lousada)
3.º lugar – Taça de Portugal XCO (Jamor)
Participação no Campeonato Europeu XCO (Melgaço) – 32.º lugar
Participação no Campeonato do Mundo XCO (Valais, Suíça) – 62.º lugar
1.°- Campeão regional de Lisboa de XCO em Torres Vedras
2.° Taça de Portugal
2.° XCO Super cup
Tomás Pais é um atleta de referência do XCO júnior nacional em 2025, integrando a Escola de Ciclismo de Oeiras/Parracho

DR