O sistema de socorro SOS One Up está disponível nas praias de Santo Amaro e da Torre, em Oeiras, e pode ser utilizado por qualquer banhista de forma simples e rápida.
Dentro do equipamento SOS One Up, encontram-se três boias que podem ser lançadas para a pessoa em perigo. Ao entrar em contato com a água, as boias se insuflam automaticamente, oferecendo um ponto de apoio imediato e permitindo que a pessoa em perigo flutue até a chegada das equipes de resgate.
Em caso de emergência, basta quebrar o vidro do equipamento para acessar as boias. Quando o vidro é quebrado, uma chamada de emergência automática é realizada, acionando o envio dos meios de socorro necessários.
Atualmente, existem dois equipamentos instalados: um na praia de Santo Amaro de Oeiras, próximo ao Bar Amarelo, e o outro junto aos sanitários da praia da Torre, em Oeiras.
O SOS One Up é concebido em torno de uma pastilha de sal e insuflado com uma garrafa de CO2 através de um sensor utilizado na segurança aeronáutica e naval. Ao entrar em contacto com uma quantidade suficiente de água, a pastilha de sal dissolve-se. Uma vez dissolvida, uma mola é libertada para ativar a abertura da garrafa de CO2, causando a insuflação. Se não houver água suficiente para dissolver a pastilha de sal, o dispositivo não se insuflará.
TF