A requalificação dos anexos da Casa Dom Miguel, em Queijas, foi marcada na sexta-feira, 5 de julho, com a entrega das chaves pelo Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, a duas residentes séniores.
Completadas as obras de requalificação, os anexos deste edifício histórico, irão acolher as novas moradoras Arlete Sequeira e Custódia Neves. Anteriormente, ambas residiam na casa principal e no anexo, e agora receberam as chaves das suas novas habitações diretamente das mãos do Presidente da CMO.
“Entregar casas é sempre um momento de grande emoção. Poder trazer felicidade a pessoas que já viveram uma vida, para que com dignidade vivam o resto dos seus dias é extraordinário”, afirmou Isaltino Morais. “Estas casas são muito antigas e têm um valor histórico. O edifício principal era a casa de Dom Miguel, dizem que ele vinha caçar para aqui”, explicou.
A Casa Dom Miguel, situada em Queijas, é um edifício histórico com um passado bastante significativo devido aos vários papéis que ao longo dos anos desempenhou perante a comunidade. Originalmente, tratava-se de uma residência particular onde, segundo a tradição, Dom Miguel pernoitava quando se deslocava até Queijas para a realização das caçadas.
Trata-se de um edifício classificado pelo Património Cultural enquanto Edifício de Interesse Público, sendo inicialmente composto por dois pisos, ambos caracterizados pela forte presença de azulejos antigos e um pátio exterior.
Este tipo de edifício reflete a riqueza cultural e arquitetónica que remonta ao período dos séculos XVIII e XIX.
TF