Portugueses residentes no território têm 44 museus à disposição

Mosteiro dos Jerónimos é um dos museus incluídos na oferta DR

Os portugueses residentes em território nacional têm uma nova porta de entrada para visitar Museus e Monumentos de Portugal (MMP). São 52 entradas gratuitas por ano a cada pessoa num claro sinal de abertura à cultura em Portugal.

Os portugueses podem aceder gratuitamente aos 44 museus, monumentos e palácios geridos pelo Estado a qualquer dia da semana. As entradas serão controladas através de uma aplicação de telemóvel.

Devido ao facto de a medida ter entrado em vigor em agosto, a gratuitidade do ano de 2024 contabilizará apenas 22 dias de entradas para cada visitante, mas permite visitar vários locais ao longo do dia escolhido.

De acordo com estatísticas disponibilizadas pela MMP, os museus e monumentos tutelados pela entidade receberam mais de cinco milhões de visitantes em 2023. Já os visitantes com entrada paga perfizeram 76% do total, destacando-se turistas estrangeiros, que representaram 57,6% do total.

Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, com 965.526 entradas, Fortaleza de Sagres, com 427.817 visitantes, e Castelo de Guimarães, com 387.570, formam o top-3 de visitantes.

Lista dos museus, monumentos e palácios abrangidos por esta nova medida são os seguintes:

Picadeiro Real, Lisboa; Igreja de São Miguel do Castelo, Guimarães: Igreja de Santo Amaro, Núcleo Visigótico do Museu Rainha D. Leonor, Beja; Castelo de Guimarães; Museu Rainha D. Leonor, Beja; Biblioteca da Ajuda, Lisboa; Museu do Tesouro Real, Lisboa; Museu Nacional do Traje, Lisboa; Museu da Terra da Miranda, Miranda do Douro; Paço dos Duques, Guimarães; Museu Nacional da Música, Mafra; Palácio Nacional da Ajuda, Lisboa; Palácio Nacional de Mafra; Museu Nacional do Teatro e da Dança, Lisboa; Museu José Malhoa, Caldas da Rainha; Museu Nacional Resistência e Liberdade, Peniche; Museu Nacional Grão Vasco, Viseu; Museu Nacional Soares dos Reis, Porto; Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo, Évora; Museu Nacional de Machado de Castro, Coimbra; Museu Dr. Joaquim Manso, Nazaré; Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa, Braga; Museu de Lamego; Museu Nacional de Conímbriga, Condeixa-a-Velha; Museu Nacional dos Coches, Lisboa; Museu da Cerâmica, Caldas da Rainha; Museu dos Biscainhos, Braga; Museu Nacional do Azulejo, Lisboa; Museu de Arte Popular, Lisboa; Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado, Lisboa; Museu de Alberto Sampaio, Guimarães; Museu do Abada de Baçal, Bragança; Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa; Museu Nacional de Arqueologia, Lisboa; Mosteiro de Alcobaça; Casa-Museu Fernando de Castro, Porto; Fortaleza de Sagres; Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves, Lisboa; Torre de Belém; Panteão Nacional, Lisboa; Convento de Cristo, Tomar; Mosteiro da Batalha, Batalha; Mosteiro dos Jerónimos.