Os Bombeiros de Carnaxide comemoram este domingo (1/9) a passagem do seu 112.º aniversário.
A corporação carnaxidense assinala a efeméride com um agradecimento «a todos os que colaboram diariamente e que tornam possível a missão de servir e proteger a comunidade.
Os Bombeiros de Carnaxide não esquecem a importância dos seus fundadores com um reconhecimento especial a Justino Nunes, Luís Félix e Agostinho Lopes, cujos esforços e visão foram determinantes para o desenvolvimento dos Bombeiros de Carnaxide.
E aqui fica um pouco da história dos Bombeiros de Carnaxide, muito menos do que aquilo que os soldados da Paz merecem:
«Em virtude de, na extensa freguesia de Carnaxide outrora integrada, além da mesma, pelas povoações de Algés, Dafundo, Cruz-Quebrada, Linda-a-Velha, Linda-a-Pastora, Queijas, Outurela e Portela, só existir a Corporação de Bombeiros de Algés, um grupo de homens, de boa vontade, idealizaram estruturar também uma em Carnaxide.
No entanto, para se poder inaugurar o quartel, era necessário haver material, sendo o mais importante uma bomba de caldeira, não existindo porém fundos monetários para a sua aquisição.
Eis que o senhor Justino Nunes, conhecido na altura como Comandante Justino, resolveu hipotecar a sua casa por 250 mil Reis (Escritura efetuada em 17 de Julho de 1909) ficando, assim, responsável pela divida da compra da bomba.
Só assim foi possível que, em 1 de Setembro de 1912, os senhores Justino Anastácio Nunes, Luís Vicente Félix e Agostinho Lopes fundassem a Associação dos Bombeiros Voluntários de Carnaxide.»